Estrutura textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Noção de estrutura
Juntamente com elementos temáticos que as relações intratextuais garantem um texto coeso, temos elementos estruturais, ou seja, aqueles que determinam a organização do texto. Juntos esses elementos dispõe metodicamente as partes de um todo. Quando a função se junta no texto, que é a forma, qualquer elemento passa a desempenhar uma função, e essa função determina o seusignificado no texto em que se integra. As noções de forma e função se juntam e formam a noção de estrutura, como um edifício se erguendo com massa e tijolo. Dessa forma a qualidade do edifício depende da harmonia em que massa e tijolos são montados, da mesma maneira, se estrutura um texto, que depende exatamente dessa harmonia que diferenciam e limitam entre si.
As unidades linguísticas entãoestruturadas em diferentes níveis é uma unidade de nível fonológico que integra um nível imediatamente superior – o nível morfológico – que possibilita a formação de novas frases. A palavra por sua vez, é uma unidade de nível morfológico que se pode constituir uma frase, alcançando o nível sintático. Esse principio foi defendido por Halliday e Hasan, observamos na estrutura uma condição essencial para oque os autores chama de “textura”.

* Relações de equivalência e relações de hierarquia
No nível sintático, as estruturas mantêm relações ou de equivalência ou de hierarquia, ou seja, de coordenação e de subordinação. A coordenação opera-se de duas formas. Uma que é explicita, realizada por meio de um vinculo sintático – uma conjunção (e, mas, ou, pois, logo) ou um advérbio (assim, entãoetc.). Outra que é implícita, e efetiva-se por simples justaposição. No seu sentido mais amplo, coordenar é “colocar junto” – o que se faz tanto intra como extra textualmente - , assim como na sucessão de imagens de um filme ou na extensão de um quadro, por exemplo. “Onde há fala, discurso seguido, há necessariamente sequencia encadeamento, em suma, ‘coordenação de frases’”.
G Antoine.
Ostermos coordenados entre si devem ser funcionalmente homogêneos. Assim, por exemplo, a articulação “ele teve uma gripe e na semana passada” é inaceitável uma vez que os dois complementos não exercem a mesma função circunstancial. Segundo Charles Bally, “duas frases são coordenadas quando a segunda tem por tema a primeira”. E exemplifica assim: “Está frio. Não sairemos.” – o que equivale a “Está frio e[a propósito de estar frio] não sairemos”. Relações de natureza bastante diversificada definem a articulação das orações dentro desse processo: Relações de integração e complementaridade (orações substantivas e adjetivas); relações de circunstancialidade: de tempo, de causa e efeito, de comparação, de conformidade, de condição, de concessão, de finalidade, de proporção (orações adverbiais).Tanto nas estruturas coordenadas quanto nas subordinadas, tem-se um ponto decisivo da ligação da forma e do sentido – portanto, dos elementos estruturais e dos elementos temáticos. As estruturas sintático-semânticas – mais do que no âmbito da frase – completam-se no â mbito dos seguimentos no texto.
Entre esses e outros fatos, justifica-se a tendência atual de integração da gramática de frase emuma gramática de texto. Não se deve esquecer que a evidencia de que a finalidade do sujeito falante não é compor frases isoladas, mas textos coesos e coerentes.

* Estrutura compacta e Estrutura difusa
A classificação organizacional do texto pode ser de duas formas: estrutura compacta e estrutura difusa.
Na estrutura compacta o texto é de mais fácil leitura e compreensão, pois contém umasequência linear nos elementos estruturais, assim fazendo com o que o leitor tenha um entendimento da estrutura original do texto, sua evolução estrutural é sempre horizontal.
Já na estrutura difusa, a evolução estrutura é na vertical, o texto é mais confuso para a compreensão do leitor, deve-se ter muita atenção na leitura, pois os elementos estruturais estão inversos e deslocados fugindo dos...
tracking img