Estrutura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A estrutura organizacional tem a função de distribuir, agrupar e coordenar de modo formal as atividades das empresas. Podemos estruturar a organização de varias formas, tais como a especialização(divisão do trabalho em tarefas menores), departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização, descentralização e formalização. O que define a melhor forma de estruturar uma áreaou atividade são os seus objetivos, sua gerencia e os meios disponíveis para coordenar os trabalhos. Neste texto abordaremos a especialização do trabalho.

A especialização do trabalho pode serdefinida com a divisão da área em várias subáreas. Imagine uma linha de montagem onde cada pessoa tem uma tarefa específica e repetitiva que é dependente da área anterior. Essa forma de trabalho permiteas empresas contratar funcionários com menor grau de instrução e habilidades, pois atividades menos complexas são executadas por eles, evitando assim, que um funcionário de maior capacidade econsequentemente maior salário execute tarefas que possam ser executadas por funcionários menos habilidosos. Com a extrema repetitividade do trabalho é possível que a técnica seja aprimorada todos os dias.Através de tarefas especializadas, os novos funcionários necessitam de menor tempo para treinar a sua função, diminuindo custos com treinamentos e os integrando rapidamente ao trabalho.

Comexperiências feitas pelas organizações não se pode afirmar que esta pratica levará todos os setores ou tipos de empresa ao sucesso, apesar de suas aparentes vantagens podemos nos deparar com situações que levemas empresas a repensar sua estrutura organizacional. Nesta estrutura, havendo desfalque de funcionários em uma parte do processo dificilmente a empresa conseguirá de forma rápida realocar recursoshumanos de uma área para a outra.Os funcionários foram treinados para fazer apenas o seu trabalho focando unicamente em suas funções.

A mecanização das tarefas junto com a falta de desafios gera...
tracking img