Estrutura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
6.1 Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional é o processo de distribuição de autoridade, especificação de atividades em todos os níveis hierárquicos e delineamento dosistema de comunicação. Segundo Vasconcelos, Hemsley “A estrutura organizacional é um mecanismo que auxilia as pessoas dentro da organização a caminharem em busca do objetivoinstitucional”.
A estrutura é constituída de três componentes básicos que se inter-relacionam: Atividade, Autoridade e Comunicação.
6.1.1 subsistema de atividades
É o resultadoda alocação de tarefas entre os membros da organização, de maneira que cada indivíduo ou grupo de indivíduos seja responsável por uma parcela das atividades. Para seu delineamentotrês aspectos devem ser considerados: departamentalização; linha e assessoria; especialização do trabalho. Esses aspectos serão discutidos nos próximos itens.
6.1.2 subsistemade autoridade
É o resultado da distribuição da autoridade (poder de decisão), pelos membros da organização. Neste subsistema três aspectos devem ser considerados: amplitudeadministrativa e níveis hierárquicos; delegação da autoridade; descentralização. Esses aspectos serão abordados nos itens seguintes.
6.1.3 subsistema de comunicações
A comunicaçãodeve ser entendida como o processo através do qual uma mensagem é enviada por um emissor, através de um determinado canal e entendida por um receptor. Esse subsistema prevê atravésde quais canais será realizada a comunicação. É importante ressaltar que a comunicação envolve interações humanas onde aparecem questões de origem emocional. Estas questões podemagir como barreiras à comunicação. Quatro aspectos devem ser considerados neste subsistema: o que comunicar; como comunicar; quando comunicar; de quem para quem comunicar.
tracking img