Estrutura organizacional - adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura Organizacional
1. Pessoas
A forma mais simples de estrutura organizacional consiste em designar responsabilidades para pessoas, de acordo com suas competências. A estrutura organizacional muda de acordo com o deslocamento das pessoas para a execução de tarefas, e quando isso acontece, as responsabilidades são redistribuídas. Esse critério de organização é muito comum em pequenasempresas.
2. Organização Funcional
O segundo modo mais simples de departamentalização é a funcional. A departamentalização funcional consiste em atribuir a cada uma das unidades de trabalho a responsabilidade por uma função organizacional. O critério funcional é usado sucessivamente, dentro dos departamentos, e nessa divisão o trabalho é organizado de acordo com as operações principais dosdepartamentos de primeiro nível.
3.1 Aplicações do modelo funcional
É apropriado para organizações que: estão no começo de sua vida, são de pequeno porte, manufaturam apenas um produto ou fornecem apenas um serviço. É usado, também, em grandes empresas que apresentam:
* Pequena diversificação tecnológica ou de produto
* Venda e distribuição dos produtos pelos mesmos tipos de canais* Execução de operações em uma mesma área geográfica
* Ambiente externo estável

3.2 Características da organização funcional
Tanto em organizações simples ou complexas, a estrutura funcional apresenta as seguintes características:
* O administrador principal tem pleno controle dos destinos da organização e segurança de que as atividades se orientam para a missão.
* Astarefas são nitidamente distintas umas das outras e muito bem definidas.
* O número de gerentes tende a ser econômico.
* Com o aumento da especialização e da competência, torna-se fácil absorver novas técnicas e conceitos relacionados com as operações de cada área funcional.

3. Organização Territorial
O critério territorial pode ser utilizado quando a organização opera numa área grande,ou em locais diferentes, e em cada local é necessário disponibilizar certo volume de recursos ou certa autonomia.
4.3 Aplicações do modelo territorial
O critério territorial é usado no primeiro nível hierárquico quando há muita dispersão geográfica de todas as atividades. Nos níveis que ficam abaixo do administrador principal, é muito comum usar o critério territorial para as áreas devendas e de prestação de serviços.
4.4 Características do modelo territorial
* A administração geral tem pleno controle do desempenho em cada unidade regional e no conjunto. Os administradores de cada região podem ser responsabilizados e cobrados individualmente.
* Os administradores de cada região tornam-se especialistas em seus respectivos territórios.
* A estrutura territorialoferece grande potencial de treinamento de mão de obra com visão de diferentes culturas regionais.

4. Organização por Produto
Quando a empresa trabalha com vários produtos ou serviços, que apresentam diferenças importantes entre si, pode ser melhor administrar cada um individualmente.
5.5 Aplicações da organização por produto
O critério do produto ou serviço pode ser usado tanto emempresas industriais, para estruturar linhas de produção, ou comerciais, para especializar o processo de fornecimento de serviços.
5.6 Características da organização por produto
* A organização por produto é capaz de atender às necessidades específicas de planejamento, fabricação e distribuição dos diferentes produtos e serviços.
* Os funcionários tornam-se extremamente competentes noentendimento dos produtos, seu modo de fabricação e suas aplicações.
* Pode haver uma tendência a aprimorar continuamente o processo de fabricar o produto sem introduzir inovações. Esse risco pode ocorrer se a empresa não enfrentar concorrência.
* A organização por produto obriga as pessoas a concentrar sua atenção nas necessidades especificas que os produtos atendem. Os funcionários...
tracking img