Estrutura do mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA DO MERCADO BRASILEIRO DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS1
Lilian Cristina Anefalos2 Joaquim J. M. Guilhoto3
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo estudar a estrutura do setor de flores e plantas ornamentais do Brasil e verificar as perspectivas de suas inserções no comércio internacional, pois nos últimos anos têm ocorrido esforços na estruturação do mercado, ampliação do mix deespécies e variedades, profissionalização dos agentes da cadeia produtiva e maior facilidade de acesso a novas tecnologias de produção. Foi analisada a estrutura deste setor, tendo como referência o ano de 2000, com base na teoria insumo-produto e nos métodos de construção de matrizes para obtenção do modelo de insumo-produto e para o cálculo de multiplicadores, índices de ligações (Rasmussen-Hirschman epuros) e campos de influência. Os resultados permitem entender melhor o impacto desse setor na economia brasileira e avaliar sua competitividade e desempenho no mercado internacional. Palavras-chave: floricultura, insumo-produto, mercado internacional.

THE BRAZILIAN MARKET STRUCTURE ON FLOWERS AND ORNAMENTAL PLANTS IN 2000
ABSTRACT: The objective of this paper is to analyze the structure ofthe flower and ornamental plants sector of Brazil and to verify the perspectives of its insertion in the international traded. The last years have seen efforts towards structuring the market, increasing the species and varieties mix, professionalizing the producttion chain actors and easing the access to new production technology. Starting with reference year 200, we analyzed the sector´s structurebased on both the input-output theory and the matrix construction methods in order to obtain the input-output model and to calculate the multipliers, linkage indexes (Rasmussen-Hirschman and pure indexes) and influence fields. The results provided a better understanding of the impact of this sector on the Brazilian economy and an evaluation of its competitiveness and performance in theinternational market. Key-words: floriculture, input-output, international market. JEL Classification: C67, D57, R15.

1Versões preliminares deste trabalho foram apresentadas no XLI Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 27 a 30/07/2003, em Juiz de Fora (MG) e no II Encontro de Estudos Regionais e Urbanos, 25 e 26/10/2002, na FGV-SP. Os autores agradecem os comentários e sugestões recebidos.2 3

Engenheira Agrônoma, Mestre, Pesquisadora Científica do Instituto de Economia Agrícola (e-mail: lcanefal@iea.sp.gov.br).

Economista, Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP) e Professor Associado do Regional Economics Applications Laboratory (REAL) da University of Illinois, EUA e Pesquisador do CNPq (e-mail:guilhoto@usp.br).

Agric. São Paulo, SP, 50(2):41-63, 2003. 42

Anefalos; Guilhoto

1 - INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo estudar a estrutura do setor de flores e plantas ornamentais, que tem se destacado nos últimos anos com relação à estruturação do mercado, à ampliação do mix de espécies e variedades, à profissionalização dos agentes da cadeia produtiva e uma maior difusão de novas tecnologias de produção. Há perspectivas que o setor tenhagrande capacidade de gerar emprego e renda, apesar de ainda não se constituir em um dos setores-chave para a economia brasileira. Mais especificamente, pretende-se analisar a estrutura desse setor, tendo como referência o ano de 2000, e o seu impacto na economia brasileira, utilizando o modelo de insumo-produto para o cálculo de multiplicadores, índices de ligações (RasmussenHirschman e puros) ecampos de influência. Para isso, partiu-se de matrizes nas quais o setor de flores foi desagregado dos demais elementos que compõem o setor da agropecuária. O setor de flores tem se expandido muito rapidamente ao longo dos anos. Conforme Demarchi (2001), apesar de as rosas, cravos e cravinas ainda representarem em torno de 70% da demanda mundial, as flores tropicais já ganharam espaço nesse...
tracking img