Estrutura de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA ECONÔMICA
Prof. Josenito Oliveira

Estruturas de Mercado Aula 7
1

REGRAS DE CONVIVÊNCIA
1. Programar o CELULAR para o modo SILENCIOSO e NÃO ATENDÊ-LO NO RECINTO 2. Participar e perguntar 3. Observar os HORÁRIOS 4. Não CONVERSAR de modo que atrapalhe a aula.
2
2

Escada da Motivação

3

Capítulo 7: Estruturas de Mercado

Introdução Mercado em Concorrência PerfeitaMonopólio Oligopólio Concorrência Monopolística Estruturas do Mercado de Fatores
4

Estruturas de Mercado: Introdução

As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de 3 características: • número de empresas que compõem esse mercado; • tipo do produto (se as firmas fabricam produtos; idênticos ou diferenciados); c) se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresasnesse mercado.

5

Concorrência Pura ou Perfeita

6

Concorrência Pura ou Perfeita
É a estrutura de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas), e um grande número de consumidores, de tal forma que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio.

7

Estruturas de Mercado:Concorrência Pura ou Perfeita
As principais características são: Mercado atomizado: mercado com infinitos vendedores e compradores (como átomos”), de forma que um agente isolado não tem condições de afetar o preço de mercado. Assim, o preço de mercado é um dado fixado para empresas e consumidores (são price-takers, isto é, tomadores de preços pelo mercado); Produtos homogêneos: todas as firmas oferecemum produto semelhante, homogêneo. Não há diferenças de embalagem, qualidade nesse mercado; Mobilidade de firmas: não há barreiras para o ingresso de empresas no mercado. Racionalidade: os empresários sempre maximizam lucro e os consumidores maximizam satisfação ou utilidade derivada do consumo de um bem, ou seja, os agentes agem racionalmente. Transparência do mercado: consumidores e vendedorestêm acesso a toda informação relevante, sem custos, isto é, conhecem os preços, qualidade, os custos, as receitas e os lucros dos concorrentes.
8

Estruturas de Mercado: Concorrência Pura ou Perfeita OBS: Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (onde as receitas supram os custos), mas apenas os chamados lucrosnormais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra atividade.

9

Estruturas de Mercado: Concorrência Pura ou Perfeita (Maximização dos Lucros no Curto Prazo)

Teoria Microeconômica ( Teoria Neoclássica ou Teoria Marginalista)

Empresas têm como objetivo maior a maximização dos lucros (a curto oua longo prazo)

LT = RT – CT LT = Lucro total; RT = Receita total de vendas; CT = Custo total de produção.
10

Estruturas de Mercado: Concorrência Pura ou Perfeita (Maximização dos Lucros no Curto Prazo) Deverá escolher o nível de produção para qual a diferença positiva entre RT e CT seja a maior possível (máxima). Definição: • Receita Marginal (RMg): é o acréscimo da receita total pelavenda de uma unidade adicional do produto. • Custo Marginal (CMg): é o acréscimo do custo total pela produção de uma unidade adicional do produto.

11

Estruturas de Mercado: Concorrência Pura ou Perfeita (Maximização dos Lucros no Curto Prazo) A maximização do lucro ocorre, em um nível de produção tal que a receita marginal da última unidade produzida seja igual ao custo marginal desta últimaunidade produzida. Se:

RMg = CMg

• RMg > CMg ⇒ há interesse de aumentar a produção, pois cada unidade adicional fabricada aumenta o lucro; • RMg < CMg ⇒ há interesse de diminuir a produção, pois cada unidade adicional que deixa de ser fabricada aumenta o lucro;

• RMg = CMg ⇒ há a maximização do lucro, sendo CMg
crescente.
12

Estruturas de Mercado: Concorrência Pura ou Perfeita...
tracking img