Estrutura bioquimica do cabelo tiois

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura bioquímica do cabelo
O cabelo é uma massa de queratina formada por três camadas celulares concêntricas de fora para dentro:
* Cutícula
* Córtex
* Medula
Cutícula

O córtex está cercado por uma camada simples de células transparentes tipo escamas. Essas escamas se sobrepõem em um ângulo de 1 a 3 graus do córtex. Cada cutícula forma uma placa longa e fina com umasuperfície de aproximadamente 50 por 50 mícrons e 0,5 mícrons de espessura.
A cutícula protege o córtex mais delicado.
A cutícula é transparente, é o pigmento no córtex que determina a cor.
A superfície do cabelo é coberta com uma camada mono molecular hidrofóbica, ligada por covalência de um ácido gorduroso, único, ramificado – ácido 18 metileicosanóico (18 MEA). Esse ácido, combinado com a proteínasubjacente da epicutícula da queratina capilar, é chamado camada F. É por essa causa que a superfície da cutícula é hidrofóbica.

Subcamadas cuticulares

Epicutícula – camada externa
Exocutícula – camada central
Endocutícula – camada interna

Córtex

Representa 90% do peso do cabelo e é formado por fibras muito longas de queratina pigmentadas, unidas entre si por substânciasintercelulares. Cada fibra se apresenta como um feixe de ¨cabos torcidos¨, as macrofibrilas. Cada macrofibrila é constituída por milhares de microfibrilas. As microfibrilas, por sua vez, são constituídas de 11 protofibrilas. Cada protofibrila se apresenta com uma ¨corda torcida¨ formadas por três cerdas elementar. A corda elementar é uma longa cadeia de aminoácidos, cadeia polipeptídica.

Medula

É aparte interna do eixo capilar. Essa seção tem entre duas e cinco fileiras de célula lado a lado. Não há estudos que comprovem função exata da medula.

Estrutura proteica do cabelo

O cabelo é formado por aproximadamente 91% de proteína. As proteínas são feitas de longas cadeias de aminoácidos conectadas de ponta a ponta como um colar de pérolas. A ligação química que une os aminoácidos é chamadaligação de peptídeo ou ligação final.
Uma cadeia longa de aminoácidos conectada às ligações de peptídeos é chamada de polipeptídeo. As proteínas são polipeptídeos longos, enrolados e complexos, feito de aminoácidos. O formato de uma proteína enrolada é chamado alfa-hélice.

Aminoácidos contidos no cabelo

Vinte aminoácidos que compõe as proteínas.


Valina LeucinaTriptofano Prolina Isoleucina


Metionina Fenilalanina Alanina Treonina Glicina


Asparagina Glutamina Cisteína Serina Tirosina


Arginina Histidina Lisina Ácido Glutâmico Ácido Aspártico

Ligações laterais

A maior parte do cabelo éconstituída pela proteína denominada queratina. A queratina, como outras proteínas, é formada por aminoácidos em forma de tons com cargas positivas e negativas. Esses aminoácidos podem formar grandes estruturas poliméricas através de ligações amidas entre o grupo ácido de um aminoácido e o amino de outro. Para a queratina ter uma estrutura organizada, modelada e fixa, formam-se outras ligações químicasadicionais que se dispõem de três modos.

Pontes de hidrogênio entre cadeias polipeptídicas paralelas

Ligação física iônica – essa ligação ocorre quando um átomo de hidrogênio da porção ácida de um aminoácido se fixa em um átomo de oxigênio na porção ácida de outro aminoácido. As ligações de hidrogênio são facilmente rompidas pela água ou calor. Representam um terço da força do cabelo.Ligações salinas entre as ligações paralelas de ácidos e bases

Ligação física iônica – essa ligação ocorre quando uma carga negativa de um aminoácido se fixa a uma carga positiva de um outro aminoácido. As ligações de sal dependem do pH. São responsáveis por um terço da força do cabelo. São facilmente quebradas por soluções alcalinas ou ácidas fortes.

Ligação de dissulfeto

Ligação...
tracking img