Estresse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




Embora cada pessoa reaja de modo diferente ao estresse, este pode exercer um efeito direto sobre a saúde física e mental do indivíduo. Entretanto, é difícil definir com precisão o que vem a ser o estresse.
Em geral, entende-se como estresse algo que ocorre quando um indivíduo é confrontado com uma situação para a qual suas formas habituais de comportamento são insuficientes. Issopode acontecer quando as exigências do serviço estão acima da competência do empregado, ou quando barreiras difíceis de transpor opõem-se à satisfação de necessidades que se fazem sentir de modo imperioso. O estresse é inerente a quase todos os tipos de atividades profissionais existentes no mundo dos negócios e das indústrias.
Contadores veem aumentar e tornar-se intensa sua atividade à medidaque se aproxima o prazo para o pagamento do imposto de renda. Vendedores, garçons ou as pessoas que trabalham nas empresas de prestação de serviços veem que o estresse e o desgaste físico são mais aparentes nos períodos em que suas atividades atingem a máxima intensidade. Bombeiros, guardas florestais e policiais podem achar que seus serviços são relativamente tranquilos, até que surja umaemergência – e então, às vezes, tudo se transforma num caos que é necessário enfrentar para que a situação seja controlada eficientemente.
O intuito deste trabalho é mostrar como o estresse pode interferir na vida do trabalhador, suas causas, doenças e como podemos fazer uma prevenção para administrá-lo, pois os indivíduos, principalmente em grandes metrópoles, vivem em contato direto com o estresse, bastasaber como viver de uma forma mais saudável e equilibrada para manter nossa saúde física e psíquica em harmonia.































O que é estresse?

Podem-se distinguir dois tipos de reação do organismo diante de uma demanda de adaptação: o estresse, que é uma reação não específica, e as emoções, que são reações específicas a um estímulo.

Nos anos 1960 e 1970 a pesquisa sobre oestresse em diversas áreas (no trabalho, na família e nos estudos), realmente decolou.

Quando o termo estresse é aplicado a organismos vivos ele diz respeito a um mecanismo que resulta da interação indivíduo-ambiente e que tem como principal função promover, no indivíduo, recursos adaptativos.
A contribuição mais recente e efetiva para a compreensão do estresse e um dos processos fisiológicosenvolvidos foi realizada por Hans Selye (1974), um neurofisiologista austríaco, que conceituou “o denominador comum de todas as reações de adaptação de um organismo”, utilizando assim o termo estresse para se referir a um conjunto organizado de defesas orgânicas contra as exigências ambientais.
Para Selye, sem estresse não há adaptação e sem adaptação não há vida. Portanto estresse é um processoadaptativo e natural que ocorre em todas as formas de vida, pois viver implica num esforço de adaptação e é justamente esse esforço o que chamamos de estresse. Naturalmente, se esse esforço ultrapassa os limites ou a capacidade do organismo de se adaptar, ele passa a ser patológico e pode levar o indivíduo a adoecer.
Entre 1910 e 1920, Walter Cannon havia introduzido o termo em fisiologia,transportando-o do jargão da engenharia.
Stress em inglês significa “esforço, tensão” e era usado para indicar a capacidade de resistência de uma ponte. Essa imagem se adaptava bem ao significado de estresse como resposta a mudanças: passagem de um ponto a outro, como através de uma ponte mais ou menos resistente.
Na linguagem comum, estresse é sinônimo de cansaço, fadiga, ansiedade e preocupação, significadosque acabam por trocar a causa pelo efeito.
Neste processo de adaptação ativa, os indivíduos ao interagirem com o ambiente em que vivem promovem trocas que irão ocorrer tanto no plano fisiológico, como no psicológico e no social, e é por isso que é necessário considerar o estresse como um mecanismo biopsicossocial e avaliá-lo segundo estas dimensões.


A Dimensão Social do Estresse

A dimensão...
tracking img