Estresse e ansiedade no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE OPET
ADMINISTRAÇÃO









ESTRESSE E ANSIEDADE NO TRABALHO









CURITIBA
2011
MARCELO CASTRO ARAUJO
MORGANA SCAPINI ARAUJO









ESTRESSE E ANSIEDADE NO TRABALHO

Trabalho apresentado à disciplina de Recurso Humanos II do 6º período do curso de Administração da Faculdade Opet.
Prof. Orientadora: Eliete





CURITIBA
2011INTRODUÇÃO

Os problemas relacionados ao estresse ocupacional estão associados às constantes mudanças sociais, como, por exemplo, a globalização, o aumento da economia informal e as mudanças que ocorrem no ambiente de trabalho, as quais exigem dos trabalhadores e das organizações, adaptações e reorientações quanto ao sistema de saúde ocupacional.
O estresse pode ser definido como a soma das respostasfísicas e mentais causadas por determinados estímulos externos e que permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do meio-ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo. O estresse não é necessariamente ruim. De um modo geral, uma carga de estresse chega a ser saudável. Desta maneira, a pessoa que apresenta esta carga, pode se sobressair em seu trabalho, atingindo oresultado almejado.
O estresse faz parte do nosso dia-a-dia e precisa ser, pelo menos, controlado, uma vez que se tem convicção de que ele nunca vai deixar de existir. O que se precisa na verdade é saber conviver com ele, tentando amenizá-Io através de um programa anti-stress.
Este trabalho tem como objetivo apresentar programas de combate ao estresse, assim como recapitular conceitos e conseqüências,apresentando também um case de uma grande empresa brasileira.
Já que não podemos frear o curso cada vez mais rápido de informações, do desenvolvimento tecnológico, das pressões por cumprimentos de metas e prazos, cabem as empresas ajudarem aos seus funcionários a descobrirem a possibilidade de lidar com essas situações de uma maneira mais positiva, criativa e dinâmica.



O estresse e suasconseqüências
O estresse, segundo Robbins (2010), é uma condição dinâmica na qual um indivíduo é confrontado com uma oportunidade, exigência ou recurso com relação a alguma coisa que ele deseja e cujo resultado é percebido, simultaneamente, como importante e incerto.
Marras (2010) complementa esse conceito trazendo algumas manifestações do estresse, tais como: físicas, psicológicas,comportamentais e mentais. Incluindo doenças cardíacas, dores lombares, problemas gastrintestinais, ansiedade, depressão, angustia, nervosismo, irritabilidade, sentimentos de raiva, tabagismo, consumo excessivo de álcool e distúrbios alimentares.
Além de provocar queda na produtividade, o estresse excessivo leva a ausência do trabalho por doenças, reduz a criatividade, o entusiasmo, dificulta o raciocíniológico, interfere negativamente na memória, na atenção, na concentração e nas relações interpessoais.
Levando a quadros aumentados de acidentes e lesões no trabalho, comportamentos contraproducentes, aumento de suicídios e o desenvolvimento da Síndrome de Burnout, que é a forma extrema e avançada do estresse, composto por três elementos: exaustão emocional, despersonalização e sentimentos reduzidosde realização pessoal.
De acordo com pesquisadores, há uma diferença no estresse. Existe aquele que são os estressores por desafios, quando estão associados com a carga de trabalho (pressão para finalização das tarefas e urgência do tempo) e os estressores por obstáculos, quando impedem de alcançar seus objetivos (burocracia, política da empresa). Os resultados apontam que os estressores pordesafios produzem menos tensão e melhora o desempenho profissional do que os estressores por obstáculos.
Tipicamente, o estresse aparece associado às demandas (responsabilidades, pressões e obrigações) ou recursos (coisas que estão sob controle de alguém e podem ser usadas para resolver as demandas). Sob a perspectiva de demandas e recursos, obter recursos para lidar com o estresse é tão...
tracking img