Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Componente Curricular: Ética e Política

Trabalho sobre:

Resumo de Ética a Nicômaco de Aristóteles

Resumo de Ética a Nicômaco de Aristóteles
Ética a Nicômaco foi escrito por Aristóteles ededicado ao seu pai chamado Nicômaco. Essa obra é composta por dez livros.
Livro 1
No primeiro livro, Aristóteles dedica-se a virtude humana, que para ele são duas: as virtudes éticas e as virtudesdianoéticas.
Por virtudes éticas entendem-se aquelas que nascem do hábito e as virtudes dianoéticas são aquelas que decorrem da inteligência e podem ser desenvolvidas por um ensinamento.
Livro 2
Nolivro II Aristóteles trata da virtude. Esta é uma qualidade potencial que só se realiza quando se agem com justiça.
A virtude não é um dom e pode ser adquirida mediante o ensino. Para isto o homemprecisa ser educado, justo e razoável. Ela opõe-se ao mal e possui um valor mediador que interessa a Aristóteles.
A boa legislação torna bons os cidadãos por meio dos hábitos. As virtudes e os hábitostornam os homens justos ou não.

Livro 3
No livro III Aristóteles estuda o valor das ações voluntárias e involuntárias. A virtude relaciona-se com as paixões e ações voluntárias. Já orelacionamento das paixões com as ações involuntárias ocorrem por ignorância.
Uma ação deliberada tem origem no desejo do sujeito. Este desejo pode ser racional e pode provir de uma escolha ou de uma intenção. Ohomem, assim, é responsável por sua virtude e por seus vícios.
Livro 4
No livro IV são descritas certas virtudes éticas que o homem deve possuir. A generosidade é o meio termo em relação à riqueza,assim como a magnificência. Já a ambição é o desejo por honra.
Livro 5
O livro V aborda a questão da justiça, estudada nos seus mais diversos tipos e relações.
Para Aristóteles, justiça é adisposição de caráter que torna as pessoas propensas a fazer o que é justo, desejando e agindo. Quando se conhece a boa condição, a má também se torna conhecida.
Livro 6
As virtudes dianoéticas. Elas...
tracking img