Estresse ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estresse Ocupacional

Nos moldes da modernidade a palavra estresse se tornou e até bonita de se pronunciar um modismo que tem sido muito recorrida, associada a sensações de desconforto, sendo cada vez maior o número de pessoas que se definem como estressadas ou relacionam a outros indivíduos na mesma situação. O estresse é uma defesa natural do organismo quando em doses moderadas,entretanto é quase sempre visualizado como algo negativo que ocasiona prejuízo no desempenho global do indivíduo isso se não for corretamente diagnosticado e tratado. Estresse pode ser considerado uma situação ou experiência que gera sentimentos de tensão, ansiedade, medo ou ameaça que pode ser de origem interna ou externa. O estresse não deve ser entendido como uma condição estática, pois é umfenômeno bastante complexo e dinâmico que pode deixar seqüelas e ocasionar danos perdas de produtividade até problemas mais sérios.
O conceito de estresse foi primeiramente descrito por Selye, em 1936 (Helman, 1994; Gasparini & Rodrigues, 1992). Selye (1959) definiu estresse como sendo, essencialmente, o grau de desgaste total causado pela vida. Contudo, no século XVII, o termo foi utilizado porRobert Hooke, no campo da Física, para designar uma pesada carga que afeta uma determinada estrutura física (Lazarus, 1993). Etimologicamente, estresse deriva do latimstringere, significando apertar, cerrar, comprimir (Houaiss, Villar, & Franco, 2001).
O stress oriundo da vida moderna e as novas formas de trabalho caracterizam um grande problema que chega a preocupar as equipes de saúde etodo esse problemática tem sue glamour nos moldes da vida moderno que encontra partida dita as regras do jogo, constituindo uma área de estudo e investigação prioritária e que merece atenção, nomeadamente, pelos seus efeitos que podem ser devastadores, não só a nível individual, mas também a nível organizacional, dado que pode colocar em cheque a produtividade de uma organização.
Algunsautores definem stress ocupacional como um conjunto de perturbações psicológicas ou sofrimento psíquico associado às experiências de trabalho.
Em 1993, Cooper definiu o stress ocupacional como “um problema de natureza perceptiva, resultante da incapacidade de lidar com as fontes de pressão no trabalho, tendo como conseqüências problemas na saúde física, mental e na satisfação no trabalho,afetando o indivíduo e as organizações”.
De acordo com Guimarães (2000), o stress ocupacional ocorre quando há a percepção, por parte do trabalhador, da sua incapacidade para realizar as tarefas solicitadas, o que provoca sofrimento, mal-estar e um sentimento de incapacidade para enfrentá-las.
Para Gazzotti e Vasques-Menezes (1999), a fragilidade emocional provocada pela falta dossuportes afetivo e social traz grande sofrimento, uma vez que o reflexo dessa situação não fica restrito à vida privada, ampliando-se para o campo das relações de trabalho. O trabalhador, ao sentir-se sem alternativa para compartilhar suas dificuldades, anseios e preocupações, tem aumentada sua tensão emocional, o que pode levar ao surgimento da síndrome de burnout e/ou do estresse ocupacional.Para Cherniss (citado em Roazzi, Carvalho, & Guimarães, 2000) burnout é uma forma de adaptação que pode resultar em efeitos negativos tanto para a própria pessoa quanto para seu local de trabalho. Portanto, é conseqüência de uma tentativa de adaptação própria das pessoas que não dispõem de recursos para lidar com o estresse no trabalho. Essa falta de habilidade para enfrentar o estresse édeterminada tanto por fatores pessoais como por variáveis relativas ao trabalho em si e à organização. Entretanto, a mais influente definição de burnoutfoi desenvolvida por Maslach e Jackson em 1986. Sua definição multidimensional inclui três componentes: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal (Mills & Huebner, 1998; Codo & Vasques-Menezes, 1999).
Dentro deste...
tracking img