Estrategia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE GRUPO DE ESTRATÉGIA DE EMPRESAS
EMPRESA: DYTECH AUTOMOTIVE / UNIDADE BRASIL
INDÚSTRIA: AUTOMOTIVA / AUTOPEÇAS


Breve descrição da empresa:

A Dytech Automotive é uma empresa estabelecida no Brasil desde 1996, sendo, atualmente, o principal fornecedor de sistemas de combustível (Fuel), ar condicionado (Air conditioning), direção hidráulica (Power Stering), mangueiras deembreagem hidráulica e filtros de vapor de combustível (Canister) para a indústria automotiva brasileira, com forte presença em praticamente todas as montadoras e sistemistas no Brasil.

A Dytech Automotive tem como características mais importantes:
- desenvolvimento de novas tecnologias;
- suporte técnico e comercial in loco;
- alta capacidade de reação em modificações e/ou reestilizações deprodutos;
- capacidade de absorver variações na demanda de mercado em curto intervalo de tempo;
- alta competitividade em relação a seus concorrentes;
- alto nível de qualidade de seus produtos.

Nos últimos 5 (cinco) anos, a Dytech apresentou uma média de crescimento anual de 12%, enquanto a indústria automotiva apresentou uma média de 6,5%. Em comparação com 2010, em 2011 Dytechregistrou um crescimento de 18%.

A planta da Dytech Automotive instalada em Juatuba, Minas Gerais, possui 30.000 metros quadrados de área e emprega 1.750 funcionários.

Market Share
[pic]


Principais Clientes:

FIAT, GM, VW, GM, MITSUBISHI MOTORS, PSA PEUGEOT CITROEN e RENAULT.



Respostas às questões:


1. Qual a estratégia corporativa adotada pela empresa ? E quanto àestratégia competitiva ? Existem estratégias funcionais seguidas pela empresa ? No julgamento do grupo, elas são implícitas ou explícitas (ou seja, são fáceis de serem percebidas / identificadas ?)

Estratégia coorporativa (Onde Aatuar) – A Dytech tem sua estratégia corporativa bem definida, atuando no mercado de tubulações de Direção Hidráulica, Ar Condicionado e Fuel para veículos automotores ebuscando atingir cliente de todos os segmentos (caminhões, motos, carros etc) que utilizem estes itens, tendo como visão o atendimento ao mercado latino americano.

Estratégia Competitiva (Como Atuar) – A Dytech busca um ganho de mercado através de grandes investimentos feitos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e também na estrutura física de sua planta, que hoje é a maior estrutura da AméricaLatina para produção de tubos (Direção Hidráulica, Ar Condicionado e Fuel), sendo capaz de absorver grandes números de projeto paralelos, o que a torna competitiva e diferenciada perante aos concorrentes.

Estratégia funcional (Organização Tática da Empresa) – A Dytech possui equipes de desenvolvimento dedicadas a cada cliente e tipo de produto, tornando-a sempre presente na “casa” dos clientes. Édesta maneira que a empresa se organiza para atendimento dos clientes, através de equipes multifuncionais com um chefe de projeto responsável pela equipe durante todo o desenvolvimento. Além disso, possui direções industriais e de novos negócios, garantindo a manutenção dos business atuais e também a geração de novos business mantendo seu nível de crescimento sempre acima da média do mercado.Essas estratégias são claramente definidas e percebidas por todos (Clientes, funcionários etc). A empresa não se preocupa em omitir tais estratégias, mas sim garantir a impossibilidade de cópia.


2. Aplique o modelo das cinco forças estudado ao setor de atuação da empresa escolhida e responda:
a) Qual a estrutura da indústria (e.g. faturamento total, número de participantes, % crescimento) naqual a empresa atua e qual sua posição relativa (e.g. % de mercado) ?

Mercado Automotivo – Fechamento em 2010:
• Total de veículos comercializados: 3,51 milhões
• Crescimento de 11,9% em relação à 2009
• Produção de 3,38 milões de unidades
• Expansão na produção de 10%
• Entre 2005 e 2010, o crescimento de vendas foi de 105% e a expansão da produção de 43%
•...
tracking img