Modelo kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS

















FERRAMENTAS DE QUALIDADE – Nº. 10 KANBAN





















MANAUS
2008
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS

ADRIANO RAMOS GOMES














OFICINA DE GESTÃO II (ENFOQUE NA QUALIDADE)






















MANAUS
2008
1REFERENCIAL TEÓRICO

1. Significado de Kanban
Existem vários conceitos de kanban, mas de uma maneira geral significa: sistema de controle de fluxo de materiais, usando cartões, que tem como meta a produtividade e qualidade, interligando em um fluxo uniforme e ininterrupto todas as operações. O kanban tem como característica puxar a produção, e tem como funções, acionar o processo de fabricaçãoapenas quando necessário; minimizar a formação de estoques; parar a linha para solucionar problemas; permitir controle visual do processo; entregar peças de acordo com o consumo e descobrir as fraquezas do processo (MOUR, 89). Assim o Kanban é um cartão retangular de dimensões reduzidas e normalmente plastificadas, que é colocado num contentor. Num Kanban encontra-se inscrito um certo número deinformações que variam conforme as empresas, existindo, contudo, informações minimamente indispensáveis que se encontram em todos os kanbans, tais como:
• A referência da peça fabricada e da operação.
• A capacidade do contentor.
• A indicação do posto de trabalho a montante.
• A indicação do posto de trabalho a jusante.
• Número de cartões Kanban em circulação da respectivareferência.
O Kanban só é aplicável em sistemas de produção discreta e repetitiva, ou seja, de produtos standardizados e na produção de produtos cuja procura seja relativamente estável, sendo condição essencial que o processo de produção esteja organizado em fluxo.
O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produçãonão oscile em demasia. Os Kanbans físicos (cartões ou caixas) transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se realize Just in time - metodologia desenvolvida e aperfeiçoada na Toyota (Japão) por Taiichi Ohno.

1.2 Funcionamento do Método Kanban
Para que o kanban funcione adequadamente é necessárioeliminar desperdícios de espaço, mão-de-obra e material. Os lotes devem ter tamanhos mínimos de modo a garantir apenas as necessidades imediatas e apontar, permitindo corrigir e prevenir as possíveis causas de problemas imediatamente. Peças defeituosas não devem prosseguir ao processo subseqüente, os operários quando desocupados devem ser deslocados para outros setores conforme a necessidade, oscontainers devem ter tamanho padrão e a produção deve ser flexível para atender as demandas de qualquer produto, em qualquer quantidade a qualquer momento.


1.3 Kanban Eletrônico
Muito disto é virtualmente eliminado quando trabalhamos sobre a base firme da filosofia JIT, dado que a quantidade de informações envolvidas no processo de produção é alterada drasticamente. As rotinas de trabalho emuma produção celular de manufatura permitem eliminar o controle da produção de máquinas individuais. A diminuição dos estoques reduz o tamanho e complexidade das listas de materiais, dos pedidos de produção intermediários e do número de registros de controle de entradas/saídas dos materiais, que podem ser substituídos por um único kanban dando baixa na matéria prima para a quantidade produzida eincluindo o item terminado na posição de estoque disponível.
A conjugação do conceito de automação do fluxo de informações com o sistema kanban tradicional pode ser realizada empregando painéis de visualização e/ou terminais (como dispositivos de entrada/saída de dados) interligados em um sistema integrado de processamento de informações. Para a visualização da informação, então, podem ser...
tracking img