Estrategia de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente trabalho tem o propósito analisar a adoção de estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial. Para isso, serão abordadas as teorias desenvolvidas por Michael E. Porter: cinco forças competitivas, estratégias competitivas e cadeia de valor, tendo como referência a companhia Cirque du Soleil que com sua estratégia na utilização de práticas inovadoras ebem sucedidas conquistou uma posição única na indústria de entretenimento criando um produto extremamente atraente e rentável para atender a uma demanda latente do mercado.

Cinco forças competitivas

Em seu livro Estratégia Competitiva (Competitive Strategy, 1980), Porter apresenta seu modelo de análise estrutural de indústrias e identifica cinco forças competitivas básicas que são vistascomo ameaça a lucratividade das empresas. São elas:

 Rivalidade entre os concorrentes;

 Poder de barganha dos clientes;

 Poder de barganha dos fornecedores;

 Ameaça de novos entrantes;

 Ameaça de produtos substitutos.

Figura - Representação gráfica do modelo das cinco forças de Michael Porter.
Fonte: WIKIPEDIA

Com base nessas forças e usando a companhiaCirque du Soleil como referência, serão discutidas a adoção das estratégias para inovar gerando melhores resultados para as empresas.

1 - Rivalidade entre os concorrentes
A rivalidade surge diante das pressões existentes entre concorrentes e a busca acirrada por melhores posições de mercado. Essa rivalidade influencia custos, preços, desenvolvimento de produtos e força de vendas.
ParaPorter (1980) a competição é mais intensa em um setor onde existam muitas empresas competindo e/ou o porte e recursos dos concorrentes são praticamente iguais, o crescimento do mercado é lento, os custos fixos e os de armazenagem são elevados. Os produtos possuem poucas ou nulas diferenciações, os custos de troca entre os produtos concorrentes são baixos, as barreiras de saída são elevadas e sãofeitas altas apostas estratégicas.

2 - Poder de barganha dos clientes

É a força demonstrada pelos compradores ao negociar produtos ou serviços. O poder do comprador influencia os preços que as empresas cobram por seus produtos/serviços, e podem influenciar também o custo e o investimento na barganha por maior e melhor qualidade desses, jogando os concorrentes uns contra os outros. Ferrari(2005), considera que “o poder depende da barreira de mudança que um cliente tem para migrar para outro fornecedor.”

3 - Poder de barganha dos fornecedores

O poder dos fornecedores é demostrado na negociação com compradores, podendo influenciar nos preços e/ou na qualidade dos produtos ofertados. Os poderosos fornecedores podem sugar a rentabilidade de uma indústria incapaz de repassar osaumentos de custos em seus próprios preços.

4 - Ameaça de novos entrantes

Esta ameaça depende do poder diante ao negócio, que pode impedir ou permitir que um concorrente entre no mesmo negócio que você. Empresas que tentam um novo mercado trazem consigo uma nova capacidade, o desejo de participar de uma parcela do mercado e recursos substanciais, mas podem encontrar algumas barreiras para suaentrada. E, quanto mais difícil de entrar, menor será a concorrência e maior a probabilidade bons lucros.

5 - Ameaça de produtos substitutos

A ameaça de produtos substitutos vem da facilidade que o comprador tem em substituir um produto por outro e esta ameaça não está só nesta alternativa, mas também quando força a uma melhoria na relação preço/desempenho, podendo gerar redução nos retornosda empresa.
A equipe do Cirque du Soleil apresenta sempre em seus espetáculos um conteúdo original, seja em pequenas reuniões íntimas ou em grandes produções corporativas. A companhia trabalha juntamente com cada cliente para garantir que seus objetivos sejam atendidos e priorizados em todo o processo de criação, se adaptando às exigências de cada cliente, realizando um espetáculo único e...
tracking img