Estrategia de concorrencia no ramo de supermercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































LISTA DE TABELAS

TABELA 1 RATEIO PELO MÉTODO DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO 8
Tabela 2 VALOR DO CUSTO DE CADA PRODUTO 8
Tabela 3 PREÇO DE VENDA MARK-UP 9
Tabela 4 PREÇO DE VENDA COM DESCONTO 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO

A necessidade de osempresários criarem uma estratégia para garantir sua sobrevivência no mercado varejista foi devido à instalação da loja de uma grande rede de supermercados na cidade de Patos.
Superar a concorrência desproporcional em relação aos grandes supermercados e antecipar-se para o futuro que esta concorrência significaria garantir sobrevivência com solidez, profissionalismo e evolução.DESENVOLVIMENTO



Com base no texto que foi apresentado o critério é de uma Cooperativa, pois tem finalidade econômica, seu principal objetivo é viabilizar o negócio produtivo de seus associados junto ao mercado. Nela rege a Legislação seguinte: Lei n 5.764/71. Constituição (artigo 5º, XVII a XXI, e o artigo 174, par 2º). Código civil – Lei n 10.406/2002. Sua constituição é de no mínimo 20pessoas. E sua Legalização é realizada através dos seguintes fatores: Aprovação do estatuto em assembleia geral pelos associados, Eleição do conselho de administração (diretoria) e do conselho fiscal. Elaboração da ata de constituição. Registro do Estatuto e da ata de constituição na Junta Comercial, CNPJ na Receita Federal, Inscrição Estadual, Registro no INSS e no Ministério do Trabalho, Alvará naPrefeitura. Quanto a patrimônio/capital possui capital social, facilitando, portanto, financiamentos junto às instituições financeiras.
O capital social é formado por quotas-partes podendo receber doações, empréstimos e processos de capitalização.
Esses são uns dos critérios mais importantes no inicio de uma cooperativa, dentre outros existentes como representação, forma de gestão,operações, abrangência e área de atuação, responsabilidades, remuneração dos dirigentes, contabilidade, distribuição dos resultados financeiros, tributação, fiscalização e dissolução. Com base numa pesquisa realizada pela internet aponta que o Estatuto é o contrato social da cooperativa.
A técnica utilizada pelo SEBRAE/PB foi de análise no setor de supermercado através de entrevista com osempresários da cidade de Patos, apontando os fatores limitantes ao seu negócio naquele momento. A chegada de um novo supermercado na cidade assustou os empresários dos pequenos estabelecimentos. Essa análise foi fundamental para o passo que deram adiante. Ela disponibilizou o problema em ordem aos proprietários e fez com que refletissem sobre como sobreviver sozinhos diante a dificuldade queenfrentavam. Exibiu pontos vulneráveis que ajudou na conclusão de implementar o sistema cooperativista que no Brasil era pouco desenvolvido.




Em relação à pesquisa realizada pelo SEBRAE/PB, onde havia uma tabela exposta apontando que a tributação estava em último lugar, creio que não era um fator relevante naquele momento. Porém na formação da cooperativa, rege alguns critérios como o nãopagamento do Imposto de Renda sobre suas operações com seus associados, o recolhimento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica sobre as operações de terceiros e o pagamento de taxas e impostos decorrentes das ações comerciais.
A instalação na cidade de patos de um novo supermercado considerado de grande porte fez surgir uma acirrada disputa.
A modificação do equilíbrio de forças, provocada pormais um concorrente do setor, produziu, em meados de 2002, uma preocupação nos proprietários dos pequenos estabelecimentos com a sobrevivência dos negócios devido ao estreitamento do mercado. Essa preocupação serviu para confirmar um dos resultados de ampla pesquisa realizada pelo SEBRAE/RS, onde foram contatados os seguintes fatores limitantes do comercio varejista de mini supermercados da...
tracking img