Estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância dos estoques na Empresa
1 Introdução
Desde a antiguidade as civilizações vêm estudando os estoques em suas comunidades, seja para uso em suas atividades militares, de abastecimento em alimentos, onde os egípcios armazenavam os cereais para se protegerem na vazante do rio Nilo ou com relação à precaução das profecias conhecidas. Mais adiante, os romanos também se preocuparam com oabastecimento de suas tropas, que ocupavam todo o mediterrâneo e parte da atual Europa. 
Passado os tempos, surgem as navegações, onde o tempo de viagem debatia-se com a conservação e o volume de itens destinados a sobrevivência de suas tripulações. Na época, todos os viveres eram armazenados em barris de madeira, o que gerava rapidamente a deteriorização dos produtos, pois não se dispunha deconservantes ou geladeira para refrigeração dos alimentos. 
Dada à importância, com o passar dos tempos foi sendo desenvolvida à gestão do fluxo de materiais, serviços e informações, chegando ao processo desde o fornecedor inicial até o consumidor final, constituindo a essência da logística (forma de se fazer melhor).
2 Tipo de estoques
 
Os estoques funcionam como reguladores do fluxo denegócios. Quanto à velocidade com que as mercadorias são recebidas versus velocidade com que são consumidas, definirá o custo que a empresa está despendendo a administração de seus estoques. 
Quer dizer, normalmente as empresas estão adquirindo mais estoques e consumido menos, isto versa ao acumulo de capital estocado em forma de material, ficando assim paralisado valores em dinheiro que poderiam estarcirculando e dando lucro a empresa. 
Tais estoques paralisados estão distribuídos em grandes categorias:
        Estoques de matérias-primas: são todos os materiais utilizados nos processos de transformação em produtos acabados, as matérias primas, é o que consideramos o insumo da indústria.
o       Encontram-se entre: carvão, minério de ferro, madeira in-natura (eucalipto, petróleo,.) Normalmente os insumos abrangem a faixa de até 80% do valor total dos estoques, em termos de capital empregado. 
        Estoques de produtos em processo: correspondem a todos os itens que já entraram no processo produtivo, mas que não são produtos acabados. São os materiais que começaram a sofrer alterações, sem contudo, estar alterados.
o       Encontram-se entre: as peças de reposição, comomateriais que estão no processo e sofrem desgaste na produção. Citam-se os sobressalentes, óleos,...
3 Relação de custo 
A relação de custo entre o capital empregado nos estoques e as vendas, está diretamente ligada ao lucro, o que quer dizer, todo cuidado deve ser dado ao comprar e estocar, pois todo o sistema está envolvido, entrelaçando os custos de aquisição/manutenção/operação e administrativo,para se ter uma idéia, temos: 
O problema de um dimensionamento de estoques está residente na relação entre:
        Capital investido;
        Disponibilidade de estoques;
        Custos incorridos; e
        Consumo ou demanda.
 
Analisando o problema de dimensionamento de estoques sob o enfoque financeiro, podemos utilizar um índice de Retorno de Capital (RC): 
        
Em pequenaanalogia, vemos que quanto mais capital aplicado menor o retorno de capital, o que deve o Administrador sempre visualizar o lucro da empresa para o investimento de capital. 
4 Cuidados para obtenção de Retorno de Capital.
 
Vários cuidados devem ser tomados entre os quais sobressaem: 
        Melhorar o serviço ao cliente: dando suporte a área de marketing, que ao criar demanda precisa dematerial disponível para concretizar vendas;
        Economia de escala: os custos são tipicamente menores quando o produto é fabricado continuamente e em quantidades constantes;
        Proteção contra mudanças de preços em tempo de inflação alta: um alto volume de compras minimiza o impacto do aumento de preços pelos fornecedores;
        Proteção contra incertezas na demanda e no tempo...
tracking img