Estilo rap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O termo RAP significa ritmo e poesia.O rap surgiu na Jamaica na década de 1960. Este gênero musical foi levado pelos jamaicanos para os Estados Unidos, mais especificamente para os bairros pobres deNova Iorque, no começo da década de 1970. Jovens de origens negra e espanhola, em busca de uma sonoridade nova, deram um significativo impulso ao rap.

O rap tem uma batida rápida e acelerada e aletra vem em forma de discurso, muita informação e pouca melodia. Geralmente as letras falam das dificuldades da vida dos habitantes de bairros pobres das grandes cidades. As gírias das gangues destesbairros são muito comuns nas letras das músicas. O cenário rap é acrescido de danças com movimentos rápidos e malabarismos corporais; O break, por exemplo, é um tipo de dança relacionada ao rap. Ocenário urbano do rap é formado ainda por um visual repleto de grafites nas paredes das grandes cidades.

Entendendo o Rap

Geralmente, o rap é cantado e tocado por uma dupla composta por um DJ, quefica responsável pelos efeitos sonoros e mixagens, e por MCs que se responsabilizam pela letra cantada, e quando o rap possui uma melodia, ganha o nome de hip hop.

Anos 80: O auge do rap e dasmudanças

Na década de 1980, o rap sofreu uma mistura com outros estilos musicais, dando origem a novos gêneros, tais como: o acid jazz, o raggamufin e o dance rap. Com letras marcadas pela violênciadas ruas e dos guetos, surge o gangs ta rap, representado por Snoop Doggy Dogg, LL Cool J, Sean Puffy Combs, Cypress Hill, Coolio entre outros.
Nas letras do Public Enemy, encontramos mensagens decunho político e social, denunciando as injustiças e as dificuldades das populações menos favorecidas da sociedade norte-americana. É a música servindo de protesto social e falando a voz do povo maispobre.

Movimento Rap no Brasil

O rap surgiu no Brasil em 1986, na cidade de São Paulo. Os primeiros shows de rap eram apresentados no Teatro Mambembe pelo DJ Theo Werneck. Na década de 80, as...
tracking img