Elementos de maquinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Elementos de Máquinas
Relatório Final
Trabalho Nº18

Jonathan Artur Ferreira Torres – 2008112048
Ricardo Filipe Moreira de Almeida – 2008114641

Introdução

Um projecto de máquina surge sempre para satisfazer uma necessidade, seja ela industrial, comercial, para lazer, etc. Nasce da habilidade de alguém ou de um grupo de pessoas “transformar” uma ideia num projecto de um mecanismoque se destina a executar uma tarefa qualquer. A partir daí segue-se o estudo detalhado das suas partes, a forma como serão montadas, tamanho e localização das partes componentes tais como engrenagens, parafusos, molas, etc. Este processo passa por várias revisões onde melhores ideias substituem as iniciais até que se escolhe a que parece melhor.
Foi-nos proposto à cadeira de Elementos de Máquinasfazer uma análise a uma transmissão mecânica por engrenagens cilíndricas de dentado recto de dois estágios de modo a descortinar a melhor solução para algumas situações que nos são descritas.
O material seleccionado para os veios é o aço BS 640 M 40, é uma liga de aço Crómio-Níquel, usado na indústria de construção de mecanismos industriais, engrenagens, veios e, de um modo geral, todas as peçasque requeiram uma boa dureza em toda a secção. É um aço com uma resistência mecânica adequada como se pode concluir com a figura 1.



1 – Aço de liga Cr-Ni, tratado termicamente, com rotura frágil.
2 – Aço de liga com Ni, tratado termicamente, com rotura dúctil.
3 – Aço ao carbono com 0,62% não tratado.
4 - Aço ao carbono, com 0,62%,
não tratado.
5-Aço ao carbono, com 0,32%.
6-Ligade alumínio de alta resistência.
7-Aço ao carbono, com 0,01%.
8-Liga dúctil de alumínio.

1. Níveis de Tensão/Deformação de diferentes aços.

Redutor de Velocidade

O redutor de velocidade é um dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um accionador. Seus principais componentes são basicamente: Eixos de entrada e saída, rolamentos, engrenagens e carcaça. O redutor develocidade é utilizado quando é necessária a adequação da rotação do accionador para a rotação requerida no dispositivo a ser accionado. Devido às leis da física, quando há redução da rotação, aumenta-se o torque disponível. Existem diversos tipos e configurações de redutores de velocidade, sendo os mais comuns os redutores de velocidade por engrenagens. Essas engrenagens, por sua vez, podem sercilíndricas ou cónicas. Pode-se ainda utilizar o sistema coroa e rosca sem fim. Já os dentes das engrenagens podem ser rectos ou helicoidais. Quando há intenção de se reduzir a vibração e ruído utiliza-se, nos redutores, engrenagens de dentes helicoidais, já que a transmissão de potência, nesse caso, é feita de maneira mais homogénea. Por outro lado, as engrenagens de dentes rectos são mais simples de seremfabricadas e por isso apresentam menor custo. Existe ainda o redutor do tipo epicicloidal. Este tipo de redutor utiliza em sua configuração, engrenagens comuns de dentes rectos e uma ou mais engrenagens de dentes internos.

[ 1 ]. Redutor de Velocidade

Engrenagens

Dentro dos elementos disponíveis para transmissão de movimento entre eixos, sejam eles paralelos, reversos ou concorrentes,as engrenagens são sem dúvida as mais usadas. Isto deve-se ao facto de, se comparadas as correntes e correias, possuírem grande resistência, grande vida útil, pequenas dimensões, permitirem a transmissão com velocidade constante e pelo alto rendimento (∼ 98%). Além disso podem ser fabricadas com diversos materiais.
Engrenagens são rodas dentadas cujos dentes são de forma e espaçamentos iguais.Durante a transmissão os dentes da roda motriz empurram os dentes da roda movida de tal forma que o contacto se faz sem escorregamento.

Engrenagens Cilíndricas de Dentes Rectos

3. Engrenagem cilíndrica de dentes rectos.

Engrenagens cilíndricas de dentes rectos são rodas dentadas, cujos dentes são rectos e paralelos ao eixo como demonstrado na figura acima. São usadas para transmitir...
tracking img