Rappers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO











HOMEM E SOCIEDADE - HS

TRIBOS URBANAS - RAPPERS
























ALPHAVILLE – SP

2012





TRABALHO NP2

TRIBOS URBANAS - RAPPERS































TrabalhoNP2 para a avaliação do segundo bimestre na matéria HS do curso de administração da Universidade Paulista - UNIP













ALPHAVILLE – SP

2012




Sumário























































Introdução

O presente trabalho aborda aspectos sobre a cultura dos Rappers, o surgimento desseritmo “Rap” os seus estilos musicais, manifestações, características, sua aparência e sua filosofia.























1. Origem

A termo RAP significa rhythm and poetry ritmo e poesia. O RAP surgiu na Jamaica na década de 1960. A origem do Rap no  Jamaica, quando surgiram os sistemas de som, que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes.Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos "toasters", autênticos mestres de cerimônia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais polêmicos, como sexo e drogas.
Este gênero musical foi levado pelos jamaicanos para os Estados Unidos, mais especificamente para os bairrospobres de Nova Iorque, no começo da década de 1970. Jovens de origens negra e espanhola, em busca de uma sonoridade nova, deram um significativo impulso ao RAP. O rap, comercializado nos EUA, desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura hip hop, e começou com as festas nas ruas. Eles introduziam as grandes festas populares em grandes galpões, com a prática de ter um MC, que subia nopalco junto ao DJ e animava a multidão, gritando e encorajando com as palavras de rimas, até que foi se formando o rap. No início da década de 1970 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os Estados Unidos da América, devido a uma crise econômica e social que se abateu sobre a ilha. E um em especial, o DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova Iorque a tradição dos sistemas de som edo canto falado e foi se espalhando e popularizando entre as classes mais pobres ate chegar a atingir a alta.
No começo da década de 1980, muitos jovens norte-americanos, cansados da disco music,  começaram a mixar músicas, e criar sobre elas, arranjos específicos. As músicas de James Brown, por exemplo, já serviram de base para muitas músicas de rap. O MC (mestre de cerimônias) é oresponsável pela integração entre a mixagem e a letra em forma de poesia e protesto. É considerado o marco inicial do movimento rap norte-americano, o lançamento do disco Rapper’s De light, do grupo Sugar Hill Gang.

1.1 Movimento Rap no Brasil


O rap surgiu no Brasil em 1986, na cidade de São Paulo. Os primeiros shows de rap eram apresentados no Teatro Mambembe pelo DJ Theo Werneck. Nadécada de 80,  as pessoas não aceitavam o rap, pois consideravam este estilo musical como sendo algo violento e tipicamente de periferia.


Na década de 1990, o rap ganha as rádios e a indústria fonográfica começa a dar mais atenção ao estilo. Os primeiros rappers a fazerem sucesso foram Thayde e DJ Hum. Logo a seguir começam a surgir novas caras no rap nacional : Racionais MCs, Pavilhão 9,Detentos do Rap, Câmbio Negro, Xis & Dentinho, Planet Hemp e Gabriel, O Pensador.


O rap começava então a ser utilizado e misturado por outros gêneros musicais. O movimento mangue beat, por exemplo, presente na música de Chico Science & Nação Zumbi fez muito bem esta mistura.
Nos dias de hoje o rap está incorporado no cenário musical brasileiro. Venceu os preconceitos e saiu da...
tracking img