Estilo de vida de pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico e a atuação do enfermeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRISCILA PEREIRA DOS SANTOS
SIMONE REGIANE BATISTA
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM







ESTILO DE VIDA DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO E A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO





Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a disciplina de Dinâmica em Aprendizagem como exigência do curso de graduação em EnfermagemOrientador: Prof° Vinicius Santos Batista.




SÃO PAULO
2009
DEDICATÓRIAS

Dedicamos este trabalho a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram com o nosso sucesso.
Aos pacientes que fizeram com que nossa pesquisa fosse realizada, e que são nosso objetivo principal.
Aos futuros colegas de profissão que sentirem o interessede dar seguimentos as pesquisas relacionadas à paciente renal crônico.



























AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Universidade Bandeirantes de São Paulo.

Ao nosso Orientador e Professor Vinícius, que com suas aulas contagiantes, nos impulsionou a buscar mais conhecimento. Muito obrigado por fazer com que o nosso projeto tenha se concretizadoacreditando no nosso potencial, por maximizar seu tempo em nosso favor, e por nos incentivar a buscar sempre mais.

Aos nossos pais por terem nos direcionado na vida, fazendo de nós, pessoas de bem, pelos abraços e beijos em momentos de fraqueza. Por ter nos mostrado que sem esforço não se alcança a vitória, por ter nos incentivado a lutar sempre e não se abater nos primeiros tombos. Por toda apreocupação, assistência nas horas difíceis. Especialmente as nossas mães, agradecemos por termos sido geradas por pessoas tão especiais. Vocês foram maravilhosos. Isso fez toda a diferença.

A Deus por ter despertado em nós a paixão pela Enfermagem, que continue nos dando curiosidade para aprender mais a cada dia.

A nossa Professora Zaira Bárbara, o próprio nome já diz em que se resume! Acompanhou-nosdurante toda a formação acadêmica, e termina a graduação sendo nossa professora de metodologia. Com carinho e admiração agradecemos, pois mesmo nas situações mais desafiadoras ela deixou falar mais alto seu coração de mãe e nos tratou com muito carinho. Muito obrigada por ter nos apoiado em momentos difíceis, por acreditar que lá na frente seremos os melhores e faremos à diferença. Saiba que seuspuxões de orelha valeram à pena. Que Deus continue iluminando seus passos e te faça brilhar cada vez mais.

A todos os Professores que de forma distinta nos fizeram crescer academicamente e, o mais importante, como seres humanos.
As alunas: Kelly, Débora. Os nossos mais sinceros agradecimentos pois sem vocês nada disso teria sido viabilizado. Vocês nos incentivaram muito e fizeram valer aseguinte frase:” Mais vale um amigo sincero do que muito dinheiro no bolso.”
Muito obrigada!

RESUMO

Como conseqüência das limitações impostas pelo tratamento, o paciente renal crônico muitas vezes pode ter mudanças bruscas em seu estilo de vida. Em busca de compreender mais as ações no cotidiano do paciente em tratamento hemolítico,visualizando-o de forma holística, elaboramos um questionário com 15 questões mistas direcionadas a 30 pacientes e uma questão aberta aos enfermeiros. Encontramos respostas a muitas de nossas indagações em nosso trabalho, como por exemplo, o enfermeiro responsável pelo setor dificilmente fica na assistência, dando mais ênfase na parte administrativa, com isso os pacientes acabam minimizando asinformações dadas pelos médicos, onde os enfermeiros através das orientações que foram prestadas pela equipe médica poderiam elaborar e expandir um plano de cuidado. Por sua vez os técnicos e os auxiliares acabam atuando no papel de humanização, mais especificamente o saber ouvir e é disto que os pacientes mais sentem falta. O objetivo do nosso trabalho é conhecer como é o estilo de vida dos...
tracking img