Estigma da impureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O idioma da mestiçagem: as irmandades de pardos na América Portuguesa
*O estigma da " Impureza" Poder da mestiçagem
Larissa Viana
No século XVII em Portugal, o Rei Felipe III cedeu o cargo de Cavaleiro de Santiago da Espada a Manuel Gonçalves Dória (por sua bravura na luta contra os holandeses em Salvador, (VIANA, 2007) que muito se felicitou por isso. Este cargo não era muitio cobiçadopelos militares da Peninsula Ibérica no momento. Para Dória este cargo só foi possivel após décadas de peições que eram impedidos pelo rei por causa de sua herança genática provinda do pai, citado como "defeito mecânico" pela autora e que provavelmente considerado nos documentos.
Tais fatos ocorreram no ano de 1628 . O "Hábito de Santiago" era uma ordem a qual eram investigados a linhagem doscandidatos ás ordem militares, e foi nesta que descobriu-se o porquê dos impedimentos de Dória. A partir dos testemunhos recolhidos por Diogo Luís de Oliveira, no momento governador geral do Brasil, a avó de Dória era mameluca (branco com indígena). Dória sente-se inseguro diante das provanças (investigações) a seu respeito e se declara inimigo de Oliveira, concluindo que o governador fara tudo paralhe atrapalhar. Com esta interenção, foram então realizados outras rovenças, mas agora com o comando de Bento Maciel Parente, que ouviu outras testemunhas. Mas Dória obteve mais complicações que perduraram 17 anos seguidos segundo Viana. Nesta nova fase de investigações estipularam mais dois mitivos para o impedimento de Dória: Ele foi acusado de "mulatisse" e "defeito mecânico".
Mesmo com tudoisso, Dória combaia em batalhas contra os holandess no Brasil. Assim, Dória fez viagens a Portugal para tentar ainda ser reeconhecido pela "Mesa da Consciencia e Ordens". Assim, com tantas petições foi lhe dado uma trégua e estipulou-se que se dispensassem os impedimantos do candidato, pois ele servia a Coroa com muito empenho. Tais aspectos do impedimento, provindos da pureza de sangue nestemomento, eram muitas vezes relevados , porém as acusações de "cristão-novo" eram bem levados em consoderação para tais cargos. E assim Dória teve, em 1647, seus pedidos atendidos pelo Rei, e pode receber o Habito de Santiago.
" O caso de Manuel Gonçalves Dória lança luz e sombra sobre a questão da detrminação do status de pessoas livres com ascendentes africanos - mestiços em espcial- na AméricaPortuguesa."( VIANA, 2007) Importante ainda salientar que a justiça eclesiástica, no Antigo Regime, aceitava os testemunhos da população sobre determinadas pessoas, e isto poderia ou não prejudicar, de acordo com os depoimentos, sendo eles verdadeiros, ou falsos. Segundo a autora, a fama do sujeito era construida no interior da comunidade. E assim concluimos que, eram dois os aspectos levados emconsideração para haver a promoção ou ainda a inserção de individuos em cargos militares neste príodo do século XVII: A fama pública do sujeito na sociedade de acordo com os olhares de seus conhecidos e aindao aspecto mais importante, a "pureza de sangue" observada na mestiçagem do individuo.
Um homem chamado João Fernandes Vieira, tornado Cavaleiro da ordem de Cristo e governador ds Paraíba em1655 e também de Angola em 1658 que tinha fama de mulato, obtve como Dória ascenção, não possíveis teoricamente. Assim Vieira di que estaria sendo possível naquele momento o processo de " limpeza de sangue" através da fidelidade à coroa, como muitos haviam conquistado.
Segundo a autora, foi portanto no seculo XVII, o período de Dória, que o sangue "mulato" se tornou característica consideradana legislação do reino. Foi neste período também que se reforçaram as leis para para os mulatos, lembrando pois que essas leis estavam paralelas as práticas sociais do momento que era colonial e escravista.
A COR E SANGUE
Segundo Viana o primeiro estatuto da "pureza de sangue" aconteceu em Toledo, um ciade da Espanha em 1449. Neste forasm estipulador que judeu convertidos, os chamados...
tracking img