Estequiometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)
TURMA DE AQUACULTURA 2º/2012

REAÇÕES QUÍMICAS
02 Abril de 2013

Prof Ronaldo

Cláudia Gonzaga de Almeida
Cristiane Ramos Furtado

INTRODUÇÃOAtravés de misturas entre uma ou mais substâncias que se transformam em outras denomina- se reação química, que tem uma representação simplificada do fenômeno ocorrido, envolvendo as substânciastransformadas reagentes e as substâncias produzidas produtos, o estado físico entre eles e as suas condições como, por exemplo: temperatura, pressão, solventes, dentre outros, na quais a reação seprocessa. A EQUAÇÃO Química pode ser escrita das seguintes maneiras: MOLÉCULAR, IÔNICA OU IÔNICA SIMPLIFICADA.
Varias situações, é possível identificar algumas substâncias através de reações que produzemefeitos macroscópicos visíveis como mudança de cor, formação de precipitado, evolução de gás, ou percebidos pelo olfato.

OBJETIVO

Conhecer alguns tipos mais comuns de reações químicas, comprovarsua ocorrência e fazer as caracterizações como: mudança de cor, cheiro característico, liberação de gás ou outras ocorrências.


PROCEDIMENTOS

Ao executar cada procedimento indicado observa-se:Primeiro experimento
Observou-se que a utilização MnO2 é como um catalisador na preparação laboratorial clássica de oxigênio do KClO3 . Uma mistura de clorato de potássio e dióxido de manganês éaquecido em um frasco de vidro resistente e o oxigênio é coletado sob a água, liberando o oxigênio, que manteve o palito aceso (em brasa).

Equação:

KClO3 KCl (s) + 3/2 O² (g)C(s)+ O²(g)

Segundo experimento

A fita de magnésio observada constitui suas características físicas por ser sólida, metal puro, flexível e brilhante.
Houve uma reação sob o fogoonde a fita quando a fita queimada libera uma fumaça branca, quem em contato com o vidro, transformou-se em um pó branco, e que quando adicionamos água e a fenolftaleína deu-se a tonalidade rosa, pois...
tracking img