Micro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 MICROECONOMIA

“Microeconomia é o ramo da Economia que trata da firma comercial e do lar, a estrutura celular de base; assim, ela tem a riqueza sugestiva do microscópio e da microbiologia. E daí passa a tratar do mercado – para revelar, ou de qualquer forma imaginar, como os consumidores, dadas suas rendas e preferências, atua reciprocamente através do mercado junto às empresas comerciaispara determinar o que é produzido, em que quantidade, com que margem de lucro e a que preço.”
John Kenneth Galbraith, Economista, (A Economia ao Alcance de Todos, Pag.11, Livraria Pioneira, 1992).
Sendo assim a mircroecomia: é concebida como o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e/ou famílias (estas desde quecaracterizadas por um orçamento único), ao estudo das empresas suas respectivas produções e custos, e ao estudo da geração preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.
E a Macroeconomia: interessa-se pelo estudo dos agregados como produção, o consumo e a renda população como um todo.

Características gerais

As características gerais da microeconomia se confundem com aquelasinerentes à própria economia, da qual é um dos segmentos. Como ponto inicial a destacar e a exemplo do que ocorre no campo das Ciências Exatas e mesmo na área das próprias Ciências Sociais, onde o conceito de cultura nada mais é do que a caracterização e simplificação da estrutura da sociedade, a microeconomia também lança mão de modelos. O que são os modelos? Globalmente, estes retratam uma construçãocomposta de uma série de hipóteses a partir das quais as conclusões são extrapoladas. O abstracionismo presente nesses instrumentais não ignora a complexidade do mundo real, mas constitui, sem dúvida, uma alternativa factível e necessária para delinear uma realidade que, de outra maneira, permaneceria demasiadamente obscura ao conhecimento humano. Segundo o ponto de vista dos economistas, os modelossão formas auxiliares na compreensão das complexidades econômicas, retratando a forma como os indivíduos efetuam decisões, a maneira como as firmas pautam os seus procedimentos etc.
Os modelos utilizados pela microeconomia são precisamente de natureza dedutiva, o que a caracteriza, conseqüentemente, como uma ciência de natureza dedutiva ou teórica. Dentro dessa tônica, a partir de uma situaçãodo mundo real, são selecionadas as variáveis mais relevantes ao fenômeno sob análise, permitindo a manuseabilidade das complexidades desse mundo real; obtido assim o modelo lógico, mediante deduções adequadas, são inferidas conclusões de natureza abstrata, as quais, convenientemente interpretadas com argumentos consentâneos à realidade exterior, tornam plausível o retorno ao mundo real. Se asconclusões não forem coerentes com a realidade, impõe-se a reestruturação do modelo inicialmente concebido. A microeconomia é uma ciência teórica ou dedutiva em função, inicialmente, da própria complexidade e entrelaçamento das influências subjacentes às situações nela presentes, tornando difícil desembaraçá-las por meio de técnicas estatísticas e, mesmo, em função da impossibilidade de condução deexperimentos controlados, ao contrário do que ocorre nas Ciências Exatas.
Secundariamente, o caráter dedutivo da microeconomia é realçado à medida que se desejar formular deduções teóricas sobre variáveis que não podem ser observadas ou mensuradas. Por exemplo, como não é disponível nenhum "utilitômetro", não se pode mensurar a utilidade ou a desutilidade que os consumidores desfrutam ao disporem deum bem ou serviço.
Complementarmente, conforme pondera Koplin71, namicroeconomiasão defrontadas constantemente situações hipotéticas de causa e efeito, isto é, ponderações do tipo "O que aconteceria se ... ?", e nestes casos os fatos não podem ser observados. Assim o sendo, só a condução da solução ao problema de forma teórica ou dedutiva é que permitirá chegara uma conclusão na análise a que...
tracking img