Estatuto das microempresas e empresas de pequeno porte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTATUTO DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
LEI COMPLEMENTAR N. 123 DE 14.12.2006

As microempresas e as empresas de pequeno porte no âmbito Nacional se apropriaram de condiçõesespecíficas em relação às suas atuações no Brasil. Apresentando respaldo no art. 179 da Constituição Federal (CF), o qual disciplina o tratamento excepcional, simplificado e favorecido, é constituído que aUnião, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando o incentivo pelasimplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias.
A aprovação da Lei Complementar n°. 123 em 14.12.2006 conhecida como “Estatuto Nacional da Microempresa eda Empresa de Pequeno Porte”, fez com que reunissem os diversos assuntos de interesse das microempresas e das empresas de pequeno porte.
O Estatuto tem por objetivo facilitar a constituição e ofuncionamento da microempresa e da empresa de pequeno porte, assegurando o fortalecimento de sua participação no processo de desenvolvimento econômico e social e o SIMPLES estabelece tratamentodiferenciado nos campos dos impostos e contribuições.
Consideradas pessoas jurídicas obrigatoriamente registradas a distinção entre as microempresas e as empresas de pequeno porte se dão na base da receitabrutal anual. No caso das microempresas devem-se obter um faturamento em cada ano-calendário, receita brutal igual ou inferior à R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais), enquanto as empresas depequeno porte devem possuir receita brutal superior às microempresas e igual ou inferior à R$2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais).
A pessoa jurídica que se enquadra dentre essascondições poderá optar pela inscrição no Simples Nacional, o que implicará o pagamento mensal unificado do Imposto de Renda (IRPJ), do PIS/PASEP, do Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social...
tracking img