Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
 
 
Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. É uma técnica para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo e seu objetivo maior é a obtenção de uma melhor compreensão das situações que representam.
 Antes de efetuar o estudo estatístico é necessário um planejamento que vai permitir extrair o máximo de informação para o problema em estudo. Este estudo pode ser de duas formas, pela população ou amostra. Se estudado toda a população, o resultado é mais preciso, mas geralmente é impraticável na grande maioria dos casos, em virtude de distâncias, custo, tempo, logística, entre outros motivos.
 A estatística pode ser estudada pela variável quantitativa ou qualitativa. A pesquisa quantitativa é apropriada para medir tanto opiniões, atitudes e preferências como comportamentos, como: estatura, número de habitantes e idade. A pesquisa quantitativa pode ser discretaonde resulta em um conjunto finito, enumerável de valores possíveis (Exemplo: número de filhos) ou contínua – onde resulta denúmeros infinitos de valores possíveis que podem ser associados a ponto em uma escala contínua. (Exemplo: peso, altura). A pesquisa qualitativa é basicamente aquela que busca entender um fenômeno específico em profundidade. Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações, como: estudar nível de instrução, religião oupreferência musical.
 
Para apresentação dos dados é utilizada uma tabela que tem o nome de série estatística que é apresentação de uma distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. É um tipo de tabela que condensa uma coleção de dados conforme as frequências (repetições de seus valores). Pode-se ainda calcular a média, moda e a mediana.
  
 
 Introdução à estatística

1- Objeto da estatística
 
Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média, moda, mediana ou desvio padrão.
 
A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, namedida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
 
Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher à amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolheros dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja, para a população de onde os dados provêm.

 
Quando de posse dos dados, procura-se agrupá-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.  Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar umahipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.
 
Exemplo 1 - Ao chegarmos a um restaurante, não precisa comer todos os tipos de saladas, de sobremesas e de carnes disponíveis. Épossível conseguirmos uma conclusão de que a comida é de boa qualidade. Basta que seja provado um tipo de cada opção e assim constatarmos que estamos sendo bem servidos e que a comida está dentro dos padrões.
 
2- População e amostra
 
Qualquer estudo científico enfrenta o dilema de estudo da população ou da amostra. Obviamente teria-se uma precisão muito superior se fosse analisado o grupo...
tracking img