Mulheres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mulheres e as ideias iluministas
No início do século XVIII, vários filósofos iluministas franceses começaram a fazer reflexões sobre asmulheres e a sua condição social. Na cidade deParis, diversasmulheres da elite parisiense passaram a organizar reuniões de intelectuais e pensadores para debater ideias, autores e pensamentos políticos e filosóficos. Os debates propostos pelas mulheresintelectuais de Paristiveram o caráter de debate livre (temas, ideias).
Muitos intelectuais e políticos não concordavam com a participação feminina nas discussões políticas e filosóficas. Um grande exemplodessa intolerância em relação ao gênero feminino foi o barão de Holbach, que exerceu grande influência entre os intelectuais de Paris. O barão liderou por muito tempo um dos mais famosos círculosintelectuais da década de 1770 na capital francesa.
O principal argumento utilizado por Holbach era que as mulheres baixavam o tom e a seriedade eresponsabilidade das discussões, ou seja, com a presençafeminina nos salões intelectuais, o debate estaria fadado a não acontecer ou a acontecer de forma “rasa”, sem profundas reflexões.
Outro filósofo iluminista que tecia duras críticas às mulheres eraJean-Jacques Rousseau. Segundo ele, as mulheres não estavam presentes no contrato social, assim, os homens teriam o domínio sobre as mulheres e as crianças, ou seja, Rousseau defendeu a tese da famíliapatriarcal como a família natural.
Immanuel Kant, um dos maiores filósofos iluministas, defendeu uma tese próxima a de Rousseau, pois acreditava que a diferença entre sexo masculino e feminino erasimplesmente natural. Para ele, as mulheres lidavam com trivialidades, pois não foram feitas para raciocinar, mas para sentir.
Uma das principais feministas do século XVIII foi a inglesa MaryWollstonecraft. Ela defendeu a revolução dos costumes femininos para garantir a dignidade feminina que havia sido perdida. Wollstonecraft ridicularizava e criticava veementemente as ideias e pensamentos...
tracking img