Trabalho noturno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho noturno

Resumo - O trabalho noturno é um assunto relevante, nas cidades de Guaratinguetá, Taubaté e São José dos Campos –SP, onde a pesquisa foi realizada é grande o número de indústrias, principalmente automobilísticas aumentando o número de pessoas que trabalham no período noturno. Foi realizado um estudo exploratório de abordagem quantitativa e delineamento de levantamento. Aamostra foi composta por 100 trabalhadores noturnos de ambos os sexos e de diversas áreas de atuação como; saúde, indústria e segurança. Para a coleta de dados foi usado um questionário sobre o sono e outro sobre a motivação. Os resultados revelaram que, a motivação para trabalhar a noite esta relacionada ao adicional noturno acrescentado ao salário e a qualidade do sono segundo os trabalhadoresnoturnos é considerada boa.

Palavras Chaves: Trabalho noturno, Sono. Motivação

Introdução: O significado de trabalho é objeto de múltipla e ambígua atribuição de sentidos. A palavra trabalho vem do latim tripalium, termo utilizado para designar instrumento de tortura, ou mais precisamente, “instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, nas quaisagricultores bateriam o trigo, as espigas de milho, o linho, para rasgá-los e esfiapá-los” (ALBORNOZ, 1994, p.10). Devido ao processo de globalização muitas mudanças ocorreram no mundo do trabalho, entre elas, maior competitividade, insegurança, deterioração das relações humanas dentro da organização, o que pode surgir ansiedade, angústia, falta de motivação. Um dos fatores de motivação é o sono, eatualmente com a comodidade de ter serviços funcionando 24 horas por dia pode implicar em problemas de saúde naqueles que trabalham no período da noite. Isso porque dormir durante o dia não é a mesma coisa que dormir durante a noite (OLIVEIRA et al, 2006). O trabalho noturno é tema de relevância na atualidade, devido a sua ampla aplicação, por razões técnicas, sociais e econômicas. Diante destarealidade resolvemos estudar nas cidades de Taubaté, Guaratinguetá e São José dos Campos o trabalho noturno, motivação e o sono no ambiente organizacional.
Metodologia: O tipo de pesquisa utilizada foi exploratória, “entende-se por pesquisa exploratória a que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou construir hipóteses”. (GIL, 1991, p.45). O delineamento foi de levantamento, que é caracterizado pela solicitação de informações, que neste caso foram obtidas por meio de questionários. A amostra foi constituída de 100 profissionais que trabalham no período noturno de diversas áreas como, saúde, indústria, segurança etc. Nas cidades de Guaratinguetá, Taubaté e São José dos Campos estado de São Paulo. Foi utilizado o Questionário deIdentificação da Amostra (QIA) que tem como objetivo o registro de dados gerais da amostra. O questionário contém dados sobre sexo, idade, estado civil, número de filhos, escolaridade, horário de trabalho, tempo de serviço na profissão, se tem outras atividades e em que horário, se fez ou faz tratamento psicológico, médico ou psiquiátrico (INOCENTE 2006). Também foi utilizado um questionário de sonoadulto composto de questões relacionadas ao padrão de sono que informam: impressão subjetiva do entrevistado quanto à qualidade de seu sono; hábitos de horários de sono e vigília e indicativos de gravidade da queixa ou do problema de sono apresentado. Quanto a motivação foi utilizado uma escala de motivação no trabalho que tem como objetivo avaliar a motivação no trabalho. Todos os participantesassinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. “Os dados foram analisados de forma quantitativa, que possibilita o agrupamento em tabelas auxiliando a análise estatística e permitindo o uso de correlações e amostras probabilísticas” (GIL, 2007, p.163). Os dados receberam tratamento estatístico, utilizando o Programa Excel.


Resultados
Quanto ao sexo, conforme pode ser visualizado...
tracking img