Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS DE ESTATISTICA

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.
⎫ Competência para identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passíveis de solução via computação, e para empreender na concretização desta solução.
⎫ Aplicação eficiente dos princípios degerenciamento, organização e busca de informações.
⎫ Habilidade em tomar decisões e saber implementá-las.

DESAFIO
Um caso comum geralmente associado aos conceitos de Probabilidade e Estatística é o estudo das regras e resultados das Loterias Federais. O objetivo deste desafio é permitir aos alunos manipularem um conjunto de dados reais por meio de conceitos apresentados na disciplina deProbabilidade e Estatística. Em nenhum momento os autores visaram o estímulo às apostas ou participação em jogos de qualquer natureza.
Os Dados
O foco deste trabalho será a Mega-Sena, sorteio oficial realizado pelas Loterias da Caixa Econômica Federal. A Mega-Sena teve início em 11 de março de 1996. Os sorteios ocorrem duas vezes por semana e são chamados de Concursos. Na data em que se escreve estedesafio, o último concurso de número 1147 e ocorreu no dia 23 de janeiro de 2010.
O Problema
Os concursos da Mega-Sena encerram um conjunto real de dados que podem ser utilizados para a demonstração dos conceitos básicos de Probabilidade e Estatística. O foco deste problema é descrever um perfil estatístico dos números sorteados nos concursos da Mega-Sena, tentando criar uma ponte com os conceitos deprobabilidade teórica e empírica. Em nenhum momento os resultados poderão indicar estratégias para jogos futuros. Não é este o objetivo dos estudos propostos.
É importante deixar claro que o Problema Mega-Sena é de uma categoria estocástica na qual a memória passada – ou o registro histórico – de tal fenômeno probabilístico não nos permite traçar previsões factíveis ou diferentes da probabilidadeteórica. Por exemplo, pode-se citar o experimento de lançamento de uma moeda, ou seja, o registro histórico de faces caras ou coroas não nos permite criar previsões diferentes de 50% de chance para cada próximo resultado possível (cara ou coroa).
O Desafio
O presente trabalho propõe aos alunos o desafio de manipular um conjunto de dados de médio porte fazendo uso dos conceitos de contagem,combinações e probabilidades vistos na disciplina de Probabilidade e Estatística. Utiliza-se o registro histórico dos concursos da Mega-Sena como origem dos dados a serem analisados.
Equipe
As etapas descritas a seguir devem ser realizadas em grupos de até quatro alunos. Sistemas de Informação – 4ª Série – Probabilidade e Estatística Adriano Thomaz, Marcelo Augusto Cicogna Pág. 3 de 7
ETAPA № 1
⎫Aula tema: Análise combinatória: Arranjo, Permutação, Combinação Simples e com Repetição.

Esta atividade é importante para que você compreenda os requisitos do problema e colete e organize em forma tabular o registro histórico dos concursos da Mega-Sena.
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Faça acesso ao site da Caixa Econômica Federal em . Nocentro da página, procure e acesse o link “LOTERIAS”. Escolha “MEGA-SENA” e procure o link com a opção “Download de todos os resultados”. Na data em que se escreve este desafio, o arquivo com o histórico dos concursos possui mais de 1100 registros contidos num arquivo ZIP.
Passo 2 (Equipe)
Abra o arquivo “D_MEGA.HTM” num navegador. Encontre uma maneira de transferir estes resultados para umaplanilha eletrônica como, por exemplo, o Excel.
Passo 3 (Equipe)
Sugere-se, no mínimo, a coleta dos seguintes campos (colunas): Concurso, Data Sorteio, 1ª Dezena, 2ª Dezena, 3ª Dezena, 4ª Dezena, 5ª Dezena e 6ª Dezena. No entanto, podem-se utilizar outros campos para enriquecer as análises a serem feitas. Por exemplo, pode-se utilizar o total arrecadado para uma análise estatística do total já...
tracking img