Estamparia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRICO ESTAMPARIA
Os indícios do que hoje conhecemos com estamparia têxtil foi dado nas pinturas corporais nos primórdios da civilização, essas pinturas posteriormente foram passadas para ocouro e depois para os tecidos, e serviam para distinguir classes sociais e usadas como proteção “mágica” pelos místicos.
As primeiras estampas eram desenvolvidas na Índia e na Indonésia, antes deCristo, e no século XV d.C. era transportada da índia para a Europa, para o uso da nobreza, que mandavam os artesões desenvolverem estampas com gravuras europeias. Porém ainda séculos antes de Cristodurante a era “Eoptic” no Egito, os egípcios já criavam estampas, Algumas estampas com técnicas de serigrafia foram encontradas em tumbas egipicias de 8.000 anos. Os Fenicios foram os primeiros a produzirtecidos estampados, através da estamparia em blocos e a tecelagem de fios formando as estampas, ou ainda era usado o stencil ou o bordado em diversas cores em outras tecelagens da época.
Ainda naÍndia, era usada a cera quente para realizar o contorno nas pinturas dos tecidos e definir as áreas que não deveriam ser pintadas, essa técnica era chamada de Batik, e começou durante o século XVI e sobreum tecido chamado Icaten, que mais tarde se tornou Caten e hoje é conhecido como Cotton. O sucesso das roupas coloridas ultrapassou a Aristocracia e fez com que toda a população europeia desejasseter uma peça pintada, foi então que os estrangeiros que já conheciam as técnicas de estamparia começaram a migrar para a Europa e ajudar para o desenvolvimento tecnológico da estamparia, como aestamparia em bloco de madeira sobre o linho na Idade média, que foi introduzida na Europa pelos romanos que provavelmente trouxeram a técnica da Ásia.
Porém a mais ou menos um século antes, na Italia jáeram usados métodos de estampagem que utilizavam a madeira para gravar as imagens nos tecidos. E foi no século XVIII que chegou à Europa a estamparia com carimbos de metal e que ajudaram para a então...
tracking img