Estamparia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estamparia
A. Manual
Podem ser consideradas os "princípios" de impressão têxtil por terem sido parcialmente mantidas quando da mecanização dos processos.
Blocos:
Técnica milenar, consiste na preparação de blocos de maneira em alto-relevo à maneira de carimbos. Eles são entintados e colocados na disposição adequada sobre os tecidos, pressionados. Os chintz indianos eram produzidos antes doséculo XV com essa técnica que, mais tarde, evoluiu e chegou a ser mecanizada. Os blocos podem ser também de outros materiais, como metais e borrachas.
Estêncil:
Técnica muito antiga identificada em fragmentos de vestes dos fenícios, é possível graças à execução de "moldes vazados". Com a utilização de diferentes tipos de materiais, como papéis e plásticos em geral, as lâminas são recortadas eas áreas que se pretendem colorir, vazadas. Para cada lâmina corresponde uma cor e, sobrepostas umas às outras, formam os desenhos por completo.
Batique:
De origem javanesa, o batique é executado com a aplicação de uma cera que faz o papel de "contorno" ou "reserva" em determinadas áreas dos tecidos. A cera derretida pode ser aplicada manualmente com a utilização de ferramentas adequadas ou,ainda, colocadas num carimbo com contornos côncavos e depois transferida para o tecido por pressão. Depois da área ter sido reservada, a aplicação das cores é bem cuidadosa e feita manualmente inúmeras vezes, já que a cada nova aplicação de cor outras áreas devem ser reservadas. No final do processo - ou entre as etapas - o tecido é lavado e a cera retirada.
Serigrafia:
Técnica que equivale ao queatualmente chamamos de silk-screen, nela, um tecido com trama bem fina é esticado em um bastidor e determinadas áreas são reservadas com substâncias de vedação (como gomas). Colocando-se o bastidor sobre o tecido a ser estampado e passando com o auxílio de um rodo a tinta sobre ele, as áreas reservadas não permitirão a passagem da tinta para o tecido. Repetindo este processo cor a cor, o desenho aser estampado vai sendo formado.
 
B. Mecanizada
Perrotine

Em 1834, um francês chamado Perrot inventou um sistema mecanizado de impressão com o uso de blocos que ficou conhecido por perrotine.
A máquina nunca foi muito popular na Inglaterra porque na mesma década um inglês desenvolveu outro equipamento mais eficiente (impressão por cilindros). Assim mesmo este equipamento incrementou aprodução em 250%  com um excelente registro de cores, já que toda a largura do tecido era impressa simultaneamente. A maior desvantagem continuava a ser a limitação do rapport (5,5"), devido à largura dos blocos.

Cilindros de cobre

A partir princípio do processo de gravação denominado intaglio, isto é, quando o desenho e gravado em baixo-relevo numa chapa de cobre, desenvolveram-se oscilindros de cobre para a impressão de tecidos. No século XVII estas máquinas foram usadas para a impressão de algodão e seda.
O desenvolvimento deste equipamento e de seu uso para os tecidos envolve muitas etapas e conquistas, de maneira que não tem uma data precisa. Ao redor de 1750, se dá o seu apogeu com a sua utilização para a produção dos "Toiles de Jouy" por Oberkampf.

Cilindro gravadoInvenção atribuída ao escochês Thomas Bell que a patenteou em 1783, caracteriza-se pela transferência da cor do depósito de tinta por um cilindro entintado para o alto relevo do cilindro gravado, de maneira que não há a necessidade de se retirar o excesso de tinta do cilindro. O tecido é impresso por pressão, quando passa entre o cilindro gravado já entintado e o tambor da máquina. Esta máquina foi aprimeira a trabalhar com muitas cores de maneira muito precisa.

Serigrafia

Alguns dizem que sua origem está na estampilha (estêncil), mas a técnica só foi desenvolvida nos EUA na década de 1920. Consiste na execução de um quadro no qual se estira uma gaze muito fina e, áreas previamente vedadas ou vazadas, permitem ou não a passagem da tinta para o tecido, por meio de pressão feita com um...
tracking img