Estamparia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pequeno manual de estamparia
Para estudantes de moda e clientes interessados no processo de estampagem textil

Estampa à quadro Estampas realizadas utilizando quadros, ou telas, de serigrafia, ou silk-screen, ou "screen-printing" em inglês. Pode ser manual ou mecanizada. Na Colori o sistema é manual. Mas existem máquinas automáticas, que acomodam até 12 quadros , que são acionados mecânica oupneumáticamente. Estampa até 80 metros por minuto. Uma beleza de assistir. Mas um investimento altíssimo que só se justifica para grandes volumes de produção ininterrupta; como no caso de fábricas de tecido.

Quadros, ou telas, ou matrizes É a ferramenta fundamental do silk screen, ou serigrafia. Basicamente é constituída da moldura e de uma gaze, ou tecido, esticada e fixada na moldura.Originalmente os quadros eram esticados com seda, daí o nome seri (seda em latim) grafia, ou silk-screen ( silk = seda em inglês, screen = tela). Hoje, utiliza-se tecidos técnicos de poliester, de alta precisão, fabricado exclusivamente para este fim, devido a sua excelente estabilidade dimensional que garante o registro das cores da estampa. Na Colori usamos os melhores tecidos suíços, de poliestermonofilamento. As molduras podem ser em madeira, alumínio ou ferro. Utilizamos todos nossos quadros, em medidas padronizadas, com molduras em perfil retangular de ferro galvanizado, conhecido no mercado como "metalon".

O metalon é oferecido em várias bitolas e espessuras de parede, permitindo montar-se quadros com a resistência que se deseje, para suportar a alta tensão de esticamento das tela,que alcançam 28 Newtons. As telas possuem 2 parafusos de apoio e outro com uma "chaveta". Os parafuso regulam o movimento longitudinal da estampa na hora do registro e a chaveta o movimento lateral. Estes três elementos, devidamente ajustados, permitem que se possa estampar cada cor no seu devido registro. Registro é o encaixe exato de cada cor do desenho nas demais cores que compõe o desenho.Normalmente já se grava as telas devidamente registradas. As telas são gravadas com a imagem de cada cor componente do desenho. Para isto utiliza-se de uma emulsão fotográfica que é aplicada uniformemente, e com muita técnica, ao tecido do quadro com um aplicador apropriado. Depois de seca, na posição horizontal - para não escorrer - a tela pode então ser gravada. Prensa-se a arte final ou o fotolitoentre a tela e um vidro (com pesos ou com vácuo) e se expõe a à uma fonte de luz por um tempo determinado. Após isto, com um jato de água molha-se a tela. A área protegida pela arte, que não recebeu luz, não endurece, e escorre, deixando aberta a área por onde a tinta vai passar durante a impressão, reproduzindo exatamente o desenho original. Para as artes mais complexas, como a quadricomia,separações indexadas ou mesmo na especialidade dos circuitos eletrônico impressos, utiliza-se emulsões diazoicas ou de fotopolímeros, que exigem um alto grau de emissão ultra-violeta para a perfeita gravação da imagem desejada. Na Colori usamos a melhor fonte de luz metal-halogênio fabricada no Brasil, com alta dose de radiação ultra-violeta, para a gravação de nossas telas de precisão.

Estampa decilindro Estampas corridas realizadas em máquinas de estamparia, que utilizam até 12 cilindros ( que é uma tela cilíndrica feita em níquel ). Podem estampar algo como 50 metros, ou mais, por minuto. São máquinas caríssimas, usadas normalmente nas fabricas de tecido e malhas. Nas máquinas mais antigas podia-se gastar cerca 300 metros, ou mais, para ajustar o registro todas cores, e essas perdas iampara as lojas de pontas de estoques das fabricas de tecido. Hoje existem máquinas com modernos ajustes digitais que reduzem isto ao mínimo. Com cilindros, pode-se estampar listras continuas no sentido longitudinal, o sentido do urdimento. Tecidos têm trama (transversal) e urdimento (longitudinal). Permite áreas contínuas chapadas de tinta; como "pois" vazado na cor do tecido, impossível de ser...
tracking img