Estamira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estamira
O documentário conta uma historia de uma senhora de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais, que mora e trabalha há mais de 20 anos no aterro sanitário de jardim Gramacho,uma local de abandono por parte da sociedade, que recebe muitas toneladas de lixo produzido pelo estado de Rio de Janeiro. Estamira sofreu maus tratos, sua avó a levou para um prostíbulo aos12 anos, saiu de lá aos 17 anos para casar-se e o marido passou a agredi-la e traí-la e ela o deixou. Com um novo casamento, foi morar no Rio de Janeiro, o novo marido com quem teve seusegundo filho, passou a traí-la também, e fez com que Estamira interna-se sua própria mãe em um hospício, também doente mental.
Sua casa é humilde e lá guarda e aproveita muitas coisasencontradas no lixão de gramacho, até mesmo comida vencida como demonstra no documentário.Estamira é uma pessoa questionadora e renega Deus por diversas razões, mal sabe ler e escrever, mas temuma capacidade impressionante de explicar todos os fenômenos naturais e humanos, completamente lúcida. Estamira é uma louca para seus médicos que acompanham e para alguns filhos. Estesconcordam em dizer que a mãe apesar de louca apresenta momentos de lucidez.
A loucura e miséria em que vive é fruto da Questão Social, e das desigualdades sociais. Mostra ainda àprecariedade dos postos de saúde, o fato dela sofrer distúrbios mentais é medicada a ponto de sedar, acalmar e controlar, ao invés de compreendê-la, e prestar assistência familiar que é o maisessencial, pois vivem sem condições fisiológicas básicas para sobreviver.
Historias como essas nos fazem pensar quantas pessoas não tiveram uma oportunidade em sua vida e muitos tiveram enão souberam aproveitar, e nos faz pensar como pessoas que vivem em meio ao lixo tenham tanto conhecimento, e pelo simples fato de esta ali, são descriminados pelo resto da sociedade.
tracking img