Estamira, o filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise
O documentário ‘Estamira’ surgiu do curioso pensamento de Marcos Prado : Qual o destino do lixo produzido na minha casa? Marcos se deparou com um chocante aterro sanitário, onde o lixo nãoera o único foco. Naquele cenário se encontravam animais, crianças, homens e mulheres desabrigados e sem assistência alguma. A idéia de Marcos era registrar aquele lixão apenas com fotos, quandoconheceu Estamira, e se encantou com seu louco e lúcido discurso.
Estamira, uma mulher de 63 anos que é diagnosticada esquizofrenica, que a faz ouvir vozes, ver coisas e ter acessos de fúria por certasvezes. Estamira mora e trabalha há mais de 20 no aterro sanitário do Jardim Gramacho no Rio de Janeiro, onde ela separa o aproveitável do podre e inútil.Ela tem dois filhos que foram criados por ela, euma filha que diante da situação de pobreza, os irmãos mais velhos decidiram que era mais apropriado ela viver em melhores condições com outra família. É de grande impacto a história de Estamira, ofoco e objeto nao é apenas a situação agoniante de pobreza e sujeira, mas também sua vivência e suas relações; estuprada diversas vezes, levada a um bordel pelo próprio avô, casada duas vezes, traída,agredida fisicamente e moralmente, e ver sua mãe sendo internada em um hospício.
E depois de tudo isso , ela passou a ter seus delírios, talvez como uma forma de escape de sua mente, através dealucinações. A vida de Estamira, parece ter um antes e depois dos delírios. É notória sua mudança de hábitos, de ideais, e até de crença, podemos ter como exemplo que, antes Estamira tinha uma vida dededicação e adoração à Deus, e depois de todo o sofrimento vivido, ela começa a renega-Lo e vira o seu próprio deus. Apesar de suas perturbaçoes, é interessante como Estamira se expressa, demonstrandocertas vezes lucidez e revolta por tanto desperdício que é encontrado no lixão, e ao mesmo tempo ela tem sua forma se superar essa realidade. Ela mal sabe escrever, mas é impressionante a capacidade...
tracking img