Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia e Antropologia em Administração


Nomes: Siomara Cândida Leite Silva Série: 6ª A


Curso: Administração
Sala: 09
Matéria: Sociologia e Antropologia em AdministraçãoProfessor: Francisco
Data Entrega: 07/12/11



Questão I:
Porque Durkheim afirma que os fatos sociais devem ser tratados como coisas? Relacione essa definição com o caráter exterior e coercitivoque, segundo ele, caracteriza os fatos sociais.
Resposta: Durkheim afirma que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", eis a proposição fundamental de nosso metado, e a que mais temprovocado as contradições e não afirmou que o fato social seja coisas materiais, e sim constituem coisas ao mesmo titulo que ciosas materiais de maneira diferente. Forneceu uma definição potalógicaaplicada a cada sociedade em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais,antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.
Para que reine certoconsenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende atornar-se norma jurídica, pois é preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre os que participam do trabalho coletivo (preponderância progressiva dasolidariedade orgânica).
Com efeito, que é coisa? A coisa si opõe a idéia, se opõe entre si tudo o que conhecemos a partir do exterior e do interior. Coisa é objeto de conhecimento, tudo aquilo que não podemosformular uma nação adequada por simples processo de analise mental.
A sociologia fortaleceu-se graças a Durkheim e seus seguidores. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social ....
tracking img