Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA









RELATÓRIO DE ESTÁGIO - EDUCAÇÃO INFANTIL
























MAIRIPORÃ
2009
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA


Camila Da Silva Cardoso – Ru 439236
Izabel Cristina Da Silva Moraes – Ru 442926
Rosana Ferreira Costa – Ru 420371














RELATÓRIO DE ESTÁGIO. EDUCAÇÃO INFANTILTrabalho apresentado à disciplina de Estágio - Educação Infantil, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba .
Tutor Local: Daniela Cristina da Silva
Centro Associado: MAIRIPORÃ SP.













MAIRIPORÃ
2009
SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 06
2CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO 07
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA 07
2.2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA 07
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO 08
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL 09
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15


























1. INTRODUÇÃO

O estágio na EducaçãoInfantil tem como objetivo observar e analisar o processo de ensino com crianças de 0 a 5 anos.
A importância do estagio é de realizar uma auto avaliação, informando que atividades desenvolvidas faz nos refletirmos sobre a nossa prática.
A criança, muitas vezes, vista como um ser que ainda não é adulto ou é um adulto em miniatura, a acriança é uns seres humano únicos, completos e ao mesmotempo em crescimento e desenvolvimento. È um ser humano completo porque tem características necessárias para ser considerado como tal: constituição física, formas de agir, pensar e sentir. È um ser em crescimento porque seu corpo esta continuamente aumentando em peso e altura.
È um ser em desenvolvimento porque essas características estão em permanente transformação.
As mudanças quevão acontecendo são qualitativas e quantitativas – o recém-nascido é diferente do bebê que engatinha, que é diferente daquele que já anda, já fala, já tirou as fraldas. O crescimento e o desenvolvimento da criança pequena ocorre tanto no plano físico quanto no psicológico, pois depende um do outro.




















2 CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO
2.1 CARACTERIZAÇÃO DAINSTITUIÇÃO ESTAGIADA


A investigação referente á disciplina de Pesquisa e Prática Profissional – Educação IINFANTIL, foi realizada na Escola Aparecida da Silva Prado localizada na Estrada de Mairiporã / Nazaré, Km 11- Morumbi – Centro – Mairiporã – SP.
Escola pública com aproximadamente 40 alunos matriculados, sendo 16 alunos do 1º, 2º e 2ªserie (multisériada), 11 alunos da 3ª e 4ªsérie(multisériada), e 13 alunos do maternal, fase I e fase II (multisériada).
A unidade escolar possui 3 professores, com nível superior, 1 ajudante geral com nível fundamental completo e 1 merendeira com nível fundamental completo.
Horário de Funcionamento: Das 07h45min às 17h00min. Alunos em geral bem desenvolvidos, de classe médio-baixa aparentemente com bom relacionamento familiar.2.2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA
Quando chegamos na instituição fomos bem recebidos pelos profissionais que ali trabalham.
Um instituição com apenas três salas de aula, a escola se chama Aparecida da Silva Prado , situa-se em um bairro afastado da cidade, zona rural, com crianças muito carentes, sem nenhuma opção de lazer, porem muito amorosas.
Ficamos em uma sala com 13 alunos.
Aprofessora dá aula para 3 turma diferentes: maternal, fase I e fase II (multisériada).
A professora nos contou que foi se adaptar a essa rotina é o seu primeiro ano de trabalho. Ela nos contou que procurou idéias e técnicas novas para desenvolver nas crianças o interesse a exploração e o prazer através de leitura participação e troca de experiências sempre trabalhando coletivamente.
No seu relato...
tracking img