Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EXATAS – CCSA
DEPARTAMENTODE CIÊNCIAS CONTABEIS

















Relatório de Estágio Supervisionado























Montes Claros
2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EXATAS – CCSA
DEPARTAMENTODE CIÊNCIAS CONTABEISRelatório de Estágio Supervisionado


















Montes Claros
2011
1. Introdução




O estágio curricular é o meio pelo qual o acadêmico tem a oportunidade na prática de vislumbrar e adequar uma teoria aprendida em sala de aula. Sendo assim, o estagio curricular é de suma importância paraa formação de um profissional mais confiante e adequado ao mercado de trabalho.
Este relatório vem expor os resultados de um estágio curricular na prefeitura de janaúba, anexada com a disciplina de contabilidade pública.
Lembrando que, a contabilidade pública é um seguimento da contabilidade especialmente utilizada em órgãos públicos, em que o objetivo central não é o lucro, epor isso, os seus procedimentos burocráticos são diferenciados.




























2. Objetivo




2.1. Objetivo Geral




O estagio teve como objetivo geral, a execução prática dos conhecimentos teóricos recebidos ao longo do curso de ciências contábeis na UNIMONTES, e também, a adequação do estagiário ao mercado de trabalho.Dentro do objetivo geral, o estagio ainda veio promover o contato prático com a contabilidade pública, que é tratada teoricamente no curso.




2.2. Objetivos específicos




• Familiarizar – se com todos os itens citados na disciplina de contabilidade pública e ter a oportunidade de trabalhar com alguns deles.
• Conhecer o mercado de trabalho e suas exigências
• Teruma visão crítica sobre a contabilidade pública;
• Amadurecer profissionalmente.





































3. Apresentação da organização




O presente estágio foi realizado na prefeitura de , no setor contábil da sede administrativa, sendo supervisionado pelo Técnico contábil...
XXXXX é a segunda maior cidade donorte de minas e possui organização política a pouco mais de 62 anos.
O prefeito é o diretor de todo o sistema municipal, todavia, o seu poderio deve respeitar os princípios da administração pública, (os princípios da administração pública estão expressos na constituição federal brasileira) sendo fiscalizado pelo poder legislativo e judiciário, e punido caso inflija tais princípios.A prefeitura se divide em uma sede administrativa e secretarias, ambas se subdividem em setores, e cada setor é regido por um gestor ou cargo de confiança, que é escolhido pelo prefeito.
Os funcionários ou servidores públicos adentram-se na prefeitura através de concurso público, processo seletivo e contratações provisórias.
O dinheiro utilizado para a manutenção dasatividades e investimentos da prefeitura é proveniente de receita corrente (tributos e taxas; contribuições; transferências correntes; receita patrimonial, agropecuária, indústria e serviços; e outras receitas correntes.) e receita de capital (operação de credito, alienação de bens, amortização de empréstimos, transferências de capital e outras receitas de capital.).
Ao contrario de empresasprivadas, que estão sadias quando si obtém lucro, a prefeitura esta em boa performace quando consegue balancear as receitas com as despesas.
O objetivo central da prefeitura não é o lucro, e sim, a busca pela melhor qualidade de vida possível do município e proximidades.
Os objetivos específicos podem se subdividir em:
*Organizar e manter a organização da cidade;...
tracking img