Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
Faculdade Ciências da Educação - FACE
Curso de Pedagogia - Formação de professores para Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

MILÂNEA RODRIGUES AFONSO HERMAN

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO
PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM

Brasília
2007

MILÂNEA RODRIGUES AFONSO HERMAN

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO
PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEMTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília - UniCEUB como parte das exigências para a conclusão do curso de Pedagogia - Formação de Professores para Séries Inicias do Ensino Fundamental.

Orientadora: Professora Dra. Maria da Glória Noronha Serpa

Brasília
2007

Aos que amo: pais,irmão e familiares que estiveram presentes durante esse momento importante, buscando mais essa conquista. As dificuldades foram inúmeras, mas agora olhando para trás vejo que fizeram com que essa vitória se tornasse mais especial. Hoje, quero dedicar essa vitória especialmente a vocês. Saibam que dentre todas as conquistas vocês foram, sem dúvida, as maiores e melhores da minha vida.Obrigada por tudo!

AGRADECIMENTOS

A Deus,
Que se fez presente em minha vida me impulsionando e dando forças para superar os desafios que apareceram durante essa caminhada.

Aos pais,
A vocês que estiveram sempre ao meu lado, agregando valor com a experiência de quem já venceu na vida, me incentivando a conquistar mais essa etapa significativa.

Aos colegas eprofessores,
Pela compreensão e apoio dispensados durante o tempo que dediquei a minha pesquisa.

RESUMO

A presente pesquisa é uma reflexão sobre a temática da importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem. Este estudo se propôs a refletir a utilização do lúdico na prática docente. Nesse sentido partimos do objetivo de enfatizar a importância da reflexão sobre este tema, jáque nossas crianças precisam cada vez mais de momentos descontraídos de aprendizagem, tornando assim as atividades na escola mais interessantes para as crianças. O marco teórico da pesquisa abrange grandes temas que abordam algumas concepções sobre o lúdico e suas implicações na educação, acrescidos de pensamentos de Piaget, Wallon, Vygotsky, Froebel e outros autores estudiosos dessa temática.A investigação de campo desenvolveu-se sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa descritiva, buscando conhecer a realidade do trabalho com o lúdico na escola. Participaram da pesquisa oito professores de um Colégio particular localizado na asa norte. Em síntese os resultados mostram que os professores parecem conscientes de que o lúdico contribui muito para a aprendizagem das crianças e paraa construção do conhecimento e deve ser trabalhado nas escolas de maneira adequada, por meio de atividades diversificadas e interessantes. Assim, foge-se da idéia de que o lúdico é apenas um momento de descontração e brincadeira. Frente a essa situação apresentamos algumas recomendações aos professores no sentido de proporcionar aos alunos aprendizagens partindo da utilização do lúdico deixandoque as crianças brinquem para construir seus conhecimentos de ma maneira mais atrativa, descontraída e prazerosa. Destacamos ainda a importância da formação inicial e continuada dos professores para que esse trabalho com o lúdico se integre ao cotidiano da prática docente.

SUMÁRIO
CapítulosPáginas
I INTRODUÇÃO
1.1 Contextualização e delimitação do problema do lúdico nas escolas............7
1.2 Justificativa ................................................................................................ 9
1.3 Objetivos da Pesquisa .............................................................................. 10

II REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Alguns Conceitos Sobre o Lúdico...
tracking img