Estagio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estágio Supervisionado

Pode-se dar vários significados a palavra estratégia, ela é de origem grega do termo strategos, o que significa a “arte do general”, ou seja, o modo em que deve-se atuar para vencer uma guerra ou atingir um objetivo. Dentro das organizações este termo significa a melhor forma de alcançar um objetivo atrás de um planejamento bem estruturado e organizado.Biazetto (2009) lembra que o pioneiro em usar este termo no sentido militar, foi um autor que editou seu livro a mais de 2.500 anos, chamado Sun Tzu,com o livro a arte da guerra, nesta obra o autor nos ensina como quebrar a resistência do inimigo sem se quer lutar, usando apenas o princípio do planejamento estratégico.
Segundo Biazetto (2009), foi a partir daí quea estratégica ficou conhecida, não somente nos campos militares, mas também em qualquer outro ramo em que se precise atingir um alvo, quebrar paradigmas, furar bloqueios e superar obstáculos. Dentro da organização o planejamento não significa provisionar ou ate mesmo projetar a solução de um problema ou ate mesmo a construção de um objetivo, ele surge a partir de um conjunto de ideais a seremseguidas e que estimulam as atitudes a serem tomadas através dos executivos, gestores ou administradores que exercem a função da tomada de decisões, é a partir deles que serão construído o planejamento estratégico de uma organização e suas devidas resoluções.
Nota-se que existe uma dificuldade na conceituação da função do planejamento nas empresas, de estabelecer sua realimportância e amplitude. Steiner (1969, pag. 12) estabelece as cinco dimensões do planejamento. A primeira dimensão a que ele se refere corresponde ao assunto a ser abordado, qual a área da empresa que o planejamento abordará, seja ela na produção, pesquisas, finanças, marketing, recursos humanos, etc.Outra dimensão corresponde aos elementos do planejamento entre os quais podemos citar: propósito, objetivos,estratégias, políticas, orçamentos, etc. Uma terceira dimensão seria a de tempo, que pode ser de longo, médio e curto prazo. As unidades organizacionais também se somam nas dimensões, podendo ser elas corporativas, de negócios, subsidiarias, de grupos funcionais, de divisões, de departamentos, de produtos, etc.
Por ultimo dentre as dimensões citadas por Chiavenatto (2007) estão oplanejamento representado pela complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade, estratégico ou tático, confidencial ou publico, formal ou informal, econômico ou caro.
As cinco dimensões nos mostram a amplitude do assunto de planejamento dentro da empresa, podendo atingir a todos os campos e ramos organizacionais, Chiavenatto (2007) “Quando se trata de lidar com um ambientecomplexo, dinâmico, mutável e imprevisível, nem sempre se tem tempo suficiente para coletar todos os dados e informações possíveis”, ou seja, deve-se selecionar com cautela a área em que se deve aplicar o planejamento, é necessário que se tenha uma boa dose de discernimento e julgamento para poder lidar com complexidade do planejamento e a projeção da ação futura.
Biazetto(2007) faz umaparáfase a Thompson Jr. E Strichland III(2000)que afirma ser conhecedores da estratégia como um conjunto de abordagens comerciais e de mudanças competitivas que os gerentes executam para atingirem o melhor desempenho da empresa, buscando reforçar sua posição no mercado.
Percebe-se que os três autores em questão se utilizam das mesmas ferramentas para dar ferramentas para dar origem aoplanejamento estratégico dentro da empresa, a busca constante por melhores equipamentos, melhores tecnologias, melhores atendimentos, melhores instalações e por fim melhores lucros, faz com que os dirigentes, diretores, administradores e empresários busquem a maneira mais eficiente de formular uma estratégia, que reúna todos ao passos necessários para implantar na organização. O modo em que as...
tracking img