Estagio em contextos educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE ESTÁGIO – CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

JUIZ DE FORA
2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA



EDSON DE MOURA BARBOSA, 689111
MARTA REZENDE AUGUSTO RIBEIRO, 687295
APARECIDA CÉLIA FERREIRA, 669720







RELATÓRIO DE ESTÁGIO – CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS




Trabalho apresentado à disciplina de Es. Contextos e Espaços Educativos, no curso de Pedagogia aDistancia da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.
Tutor Local: Kátia A. Vasconcelos
Polo de Apoio Presencial: Juiz de Fora

JUIZ DE FORA
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................................................................3
IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMALESTAGIADO....................................................5
LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
NÍVEIS DE ATENDIMENTO
CONCEPÇÃO PEDAGÓGIA DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL........................................................6
DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.......................................................8
CONTEXTUALIZAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTAGIO
CARACTERIZAÇÃO DOSESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO
CARACTERIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS
CARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA TURMA ESTAGIADA
DESCRIÇÃO DAS AULAS/ATIVIDADES ASSISTIDAS
CARACTERIZAÇÃODAS AULAS/ATIVIDADE ASSISTIDAS QUANTO O CONTEÚDO
CARACTERIZAÇÃO DAS AULAS ASSISTIDAS QUANTO Á METODOLOGIA
CARACTERIZAÇÃO DAS INTERAÇÕES OCORRIDAS NO ESPAÇO ESTAGIADO
CONSIDERAÇÕESFINAIS...............................................................................................................................17
REFERÊNCIAS.........................................................................................................................................................18






















Introdução

O relatório em contextos e Espaços Educativos não formal constitui uma das etapas doprocesso curricular do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia.
Ao realizarmos esse estágio, o nosso objetivo era vivenciar as praticas pedagógicas de uma instituição não escolar, que realiza um trabalho com crianças e adultos com que, muitas das vezes, não podem frequentar uma escola regular e observar a atuação do Pedagogo em espaços educativos, integrando teoria e prática.
Tambémobservamos como é agir perante estes contextos e entender que cada aluno é singular, constituído de uma identidade única, determinada pelos valores, crenças, hábitos, saberes e possibilidades cognitivas que devem sempre ser respeitados.
O contexto educativo não formal trabalha com a finalidade de proporcionar os recursos necessários ao aluno, permitindo que este tenha o melhor progresso e que sedesenvolva ao máximo em termos pessoais e sociais.
A importância do estágio para nós, futuros educadores, é aprender a lidar com os desafios da profissão; vivenciando a realidade de uma sala de aula com contextos diferentes, entendendo as dificuldades de cada aluno, tendo uma aproximação real com a prática profissional e principalmente adquirir experiências e ideias, aprendendo a articular teoria eprática, buscando conhecimentos de disciplinas espaços educativos existentes.
Este estágio apresenta adequações de certas estratégias educacionais, que favoreceram o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem de todos os envolvidos no projeto, numa perspectiva de educação para o processo de humanização.
Durante as observações feitas nas aulas, as professoras nos esclareceram algumasquestões relativas à estrutura da disciplina no contexto escolar não formal e junto as crianças, seus objetivos, dificuldades e métodos de avaliação do ensino.
Acompanhamos durante o estágio 16 horas/aulas, distribuídas na turma da Educação Infantil, que é constituída por seis a oito alunos, de dois a quatro anos, no período das 8 às 12 horas.
No decorrer deste trabalho, apresentaremos todas as...
tracking img