Estagio de contextos educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado desenvolvido na Academia Estilo de Vida , no período de 22 de fevereiro a primeiro de março de 2012, ( 22/02/2012 a 01/03/2012) apresentado a Facinter, como requisito parcial da disciplina de Estágio – Gestão Educacional do Curso de Pedagogia.
O estágio supervisionadoproporciona uma grande aprendizagem, que permite o aprendizado de técnicas novas, onde o Planejamos de nossas aulas com base não só em nosso conhecimento mas, também nas observações feitas. Podemos considerar como um conjunto de atividades, de aprendizagem profissional, sócio-cultural, que possibilita ao acadêmico a aplicação de seus conhecimentos adquiridos. Na visão de Pimenta (1997, p. 21) oEstágio Supervisionado são todas “as atividades que os alunos deverão realizar durante o curso de formação junto ao futuro campo de trabalho”.
A palavra gestão significa (Dicionário Aurélio), administrar, governar, dirigir. Significa também a manutenção de controle sobre um grupo, uma situação ou uma organização, de forma a garantir os melhores resultados.
Ferreira (2002, p.6), explica arelação entre administração e gestão da seguinte forma:
ambas as palavras tem origem latina, “Gerere” e “administrare”.” Gerere” significa “ conduzir, dirigir ou governar”. “Administrare” tem aplicação especifica no sentido de “ gerir um bem, defendendo os interesses de quem os possui”. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicação de gerir.

Nesse sentido, entendemos que a escola é um tipo deorganização constituída de recursos materiais, financeiros e humanos (alunos, professores, pais) que precisam ser administrados para se obter os melhores resultados.
O Estágio Supervisionado, talvez mais do que outros componentes curriculares, traz essa mutualidade, em que os que ensinam e os que aprendem são sujeitos de um processo, mais que de formação, de construção e de criação.
Portanto,surge a necessidade de se praticar a gestão escolar, que surgiu por conta das fortes mudanças que a sociedade vem passando nos últimos anos, de forma que, mudar a escola significa mudar as pessoas que formam a escola.
Nesse sentido Bartnik (2011, p. 33) diz que: “ os membros que compõe uma escola, forma uma equipe de gestão, um compromisso coletivo, leva a todos a compartilhar o processo de tomadade decisões junto ao dirigente escolar”.
Através da observação e da análise crítica do próprio cotidiano, co-participação, na organização do espaço educativo e na práxis pedagógica, adquiri-se como base o referencial teórico apreendido e construído no decorrer do processo.
É possível observar as atuações dos variados segmentos, à percepção crítica do dia a dia da escola e do espaço educativonão formal e à análise do real papel que a mesma exerce na comunidade. Também observar as relações no interior da escola e fora dela, no que diz respeito ao atendimento ou às demandas da comunidade em geral, pois segundo Farfus (2011, p. 87) “os muros escolares deixam de significar barreiras para que haja a ampliação da atuação do pedagogo no processo educacional em um contexto multidisciplinar”.Desta forma Farfus ( 2001, p. 82) diz que :
“as funções de pedagogo estão cada vez mais refinadas, não basta apenas o domínio de conteúdos correlacionados à área educacional, mas é fundamental, também, o conhecimento de gestão de pessoas e gestão organizacional, a fim de que seja possível o bom desempenho da função”.
A preocupação central na experiência de Estágio Supervisionado quedesenvolvemos, é a construção de uma práxis que permita ao professor a descoberta de novos saberes, calcados em saberes docentes bem definidos.
Em relação a atuação do profissional Bartnik (2011, p.51),diz o seguinte:

o foco da ação desse profissional deve voltar-se para a organização e o equacionamento das atividades-fins( conteúdos) e das atividades-meios ( formas), caracterizando a relevância...
tracking img