Estagio curricular ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3.4. Relato das observações na turma da prática de estágio2.1. Fundamentação Teórica dirigida aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados porgrandes transformações e descobertas. Aos poucos, os pequenos começam a entender o mundo em que vivem e aprendem a lidar consigo mesmos e com os outros
A criança pequena tem uma forma particular depensar e de construir explicações para o funcionamento dos fenômenos que observa no mundo

Psicologia do desenvolvimento compreende as mudanças a partir de várias questões como habilidades motoras,solução de problemas, percepção de conceitos, aquisição da linguagem, formação de identidade e o entendimento da moral.

Estuda as mudanças comportamentais referentes à idade no decurso da vida, osprocessos de ensino-aprendizagem, diferenças de gênero e ciclo vital, bem como, descobre os motivos pelos quais as mudanças ocorrem e como ocorrem.

Considera também que o desenvolvimento é umprocesso onde a pessoa assume um papel atuante em contínua interação com outras nos diversos contextos em estuda.

O desenvolvimento humano é estudado pelos psicólogos a partir da percepção, cognição,relações humanas, linguagem e competências sociais.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola,faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullyingentre seus alunos; ou desconhecem o problema ou senegam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativoscriados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do...
tracking img