Casa das retrotas

1459 palavras 6 páginas
Casa das Retortas

A Casa das Retortas, o antigo Gasômetro do Parque Dom Pedro II, magnífico exemplo da arquitetura fabril inglesa do século XIX, será restaurada pela Prefeitura de São Paulo, por intermédio do Programa de Reabilitação da Área Central de São Paulo (Procentro). A licitação para a execução do projeto de restauro e conservação será aberta neste primeiro semestre de 2007 e as obras deverão começar em 2008.

Situada na confluência das ruas do Gasômetro, da Figueira e Maria Domitila, a Casa das Retortas, foi construída na antiga várzea do Tamanduateí, no Parque Dom Pedro II. De construção inspirada nos padrões impostos pela Revolução Industrial, da qual se destacam as paredes com notável espessura, o local serviu de sede para a produção de gás. A Casa das Retortas, foi declarada de utilidade pública em 1967 e, no ano seguinte, foi criada a Companhia Paulista de Gás (Comgás), que encomendou ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha o projeto de restauração e adaptação do edifício principal. As obras foram executadas em 1978 e, em 1979, o edifício passou a abrigar o Centro de Pesquisas sobre a Arte Brasileira Contemporânea, antigo Idart, e o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), ambos da Secretaria Municipal da Cultura.

O conjunto da Casa das Retortas ocupa um terreno de 17.060 m² e abrange uma área construída de 13.079 m². Depois da reforma das Praças da República e da Sé e dos trabalhos de revitalização das ruas da Nova Luz, o Centro de São Paulo está ficando de cara nova com a revitalização da rua do Gasômetro. Com o projeto elaborado pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), as obras ficarão prontas até o fim do ano, incluindo a construção de um canteiro central, com quiosques para lazer e descanso.

Contando com aporte financeiro de US$ 100 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a participação da Prefeitura de São Paulo com mais US$ 67,4 milhões, o Procentro, que é gerido pela Emurb, atua em diversos projetos na

Relacionados