Estados independentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNIDADES DOS ESTADOS INDEPENDENTES .

Cazaquistão:
Com uma área de 2,7 milhões de quilômetros quadrados, o Cazaquistão é o nono maior país do mundo, e o maior país sem costa marítima. Equivale ao tamanho da Europa Ocidental. Partilha 6.846 quilômetros de fronteira com a Rússia, 2.203 quilômetros com o Uzbequistão, 1.533 quilômetros com a China, 1.051 quilômetros com o Quirguistão e379 quilômetros com o Turcomenistão. Entre as principais cidades estão Astana, Almaty, Karagandy, Shymkent, Atyrau e Oskemen.
O território se estende, de oeste para leste, do mar Cáspio às montanhas Altai, e, de norte a sul, das planícies da Sibéria Ocidental aos oásis e desertos da Ásia Central. A estepe cazaque, com uma área de cerca de 804.500 quilômetros quadrados, ocupa um terço do país e éa maior região seca de estepe do mundo. A estepe se caracteriza por grandes áreas de prados e regiões arenosas. A região possui diversos rios e lagos importantes, como o mar de Aral, o rio Ili, o rio Irtich, o rio Ishim, o rio Ural, o Sir Dária, o rio Charyn, o lago Balkhash e o lago Zaysan.

Cânion de Charyn, no norte do país.

O clima é continental, com verões quentes e invernos mais frios.A precipitação varia entre condições áridas e semi-áridas.

O cânion de Charyn tem uma profundidade de 150-300 metros, e 80 quilômetros de comprimento, e corta o platô de arenito vermelho, seguindo o desfiladeiro do rio Charyn, no norte de Tian Shan ("montanhas celestiais", 200 quilômetros a leste de Almaty). As encostas íngremes do cânion, assim como suas colunas e arcos, podem atingir 300metros de altura. A inacessibilidade do cânion protegeu um tipo raro de freixo, que sobreviveu à Era do Gelo e já cresce, atualmente, em outras áreas. A cratera de Bigach, formada pelo impacto de um asteroide ou meteorito durante o Plioceno ou o Mioceno, tem 8 quilômetros de diâmetro. Na mesma cordilheira de Tian Shan, na fronteira com o Quirguistão, situa-se o pico Khan Tengri e seus 7.010 metros, oponto mais elevado do país.


1 População

[pic]
Pirâmide demográfica do Cazaquistão.

O banco de dados internacional do United States Census Bureau lista a população atual do Cazaquistão como de 16.763.795 habitantes, enquanto fontes relacionadas à Organização das Nações Unidas, como o Banco Mundial, estimam que o número (dados de 2002) seja de 14.794.830.

Indivíduos de ascendênciaétnica cazaque representam 59,2% da população, enquanto indivíduos de origem russa representam 25,6%,[11] com uma gama diversificada de outros grupos étnicos presentes, incluindo tártaros, uzbeques, bashkires, uigures e ucranianos. Algumas minorias, como os alemães russos (especialmente os alemães do Volga), ucranianos e opositores políticos russos foram deportados ao Cazaquistão nas décadas de 1930e 1940 por Stalin; alguns dos maiores campos de trabalho forçado deste período se localizavam no país. Durante a era Khrushchov houve também uma imigração russa significante, relacionada à "campanha das terras virgens" e ao programa especial soviético.[12] Existe também uma comunidade judaica pequena, porém ativa. Antes de 1991 existiam cerca de um milhão de alemães do Volga no Cazaquistão; amaioria deles emigrou para a Alemanha com o desmembramento da União Soviética. A maior parte dos membros da pequena comunidade de gregos pônticos emigrou para a Grécia.

O Cazaquistão é um país bilíngue: o idioma cazaque, falado por 64,4% da população, tem o status de "língua de estado", enquanto o russo, que é falado por quase todos os cazaquistaneses, foi declarado o idioma oficial, e é usadofrequentemente para os negócios.

A década de 1990 foi marcada pela migração de boa parte dos russos e alemães do país, um processo que foi iniciado na década de 1970; este foi um fator importante na obtenção de uma maioria populacional pelos cazaques autóctones, assim como taxas de nascimento mais altas da parte deste povo, além da imigração de cazaques que viviam na China, Mongólia e Rússia. No...
tracking img