Estado e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Gestão em Saúde
Estado e Mercado
Aluna :Henilda Kruger Macedo

Atividade de Aprendizagem:
1- Aponte três aspectos fundamentais da matriz liberal.
2- É possível pensarconvergências da matriz liberal para a atual sociedade?


01-A matriz liberal busca no individuo a origem do direito, baseando–se nos princípios básicos de direito à propriedade, ou seja, exclusividade deuso de um bem material, liberdade, inclusive econômica e igualdade perante a lei-Estado de Direito.
Através do contrato social, para garantir os direitos acima, o indivíduo abre mão do uso legítimo desua força física transferindo-a a um terceiro-O Estado.
Os liberalistas concebem as relações sociais como relações de mercado, apregoando a intervenção mínima do Estado, limitando-a aos direitosnaturais do individuo.

02- A noção atual de cidadania e nacionalidade provêm do pensamento liberal,onde pensadores como Rousseau, Montesquieu e outros, defendiam entre outros ideais, um governodemocrático, participação popular, liberdade e igualdade e, triação do poder do Estado.
Essas bases dão suporte definitivo a conformação do Estado Contemporâneo e suas leis fundamentais, previstos na CartaMagna de cada país. Elas são norteadoras da vida em sociedade nos seus diferentes aspectos:econômico, social e político.
É preciso que não esqueçamos que os direitos de cidadania são direitosespecíficos, dinâmicos, em fase de construção condicionados à participação política de membros de um determinado Estado , esse, de acordo com seu ordenamento jurídico-político.
Os direitos de cidadaniasão baseados nos direitos humanos contidos na
Declaração Universal dos Direitos Humanos(ONU-1948) cujo embrião foi a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão ,promulgada em 1879(RevoluçãoFrancesa)-inspirada pelo ideário iluminista “Liberdade,Igualdade e Fraternidade”.Neste sentido, baseado nos direitos humanos(legado da matriz liberalista) é que hoje temos conquistas no mundo tais...
tracking img