Estado e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estado e Mercado
ESTUDO DIRIGIDO- O MOVIMENTO INSTITUCIONALISTA, A AUTO-ANÁLISE E A AUTOGESTÃO

1. Por que o Institucionalismo é um movimento e não uma ciência, uma disciplina ou um a tecnologia?É um movimento porque representa a união de um conjunto de escolas por meio de tendências comuns, propósitos ou objetivos.

2. O que aconteceu com o saber e o saber-fazer que as comunidadesprimitivas ou os povos e grupos leigos em geral produziram e acumularam durante sua experiência de vida?

O saber e o saber-fazer ao longo do tempo foram se somando, ou seja, na medida em que o tempopassava ocorreu um intenso processo de produção do conhecimento. Como resultado observa-se os constantes avanços nos mais diversos campos do conhecimento como nas ciências da natureza, ciências formais ena tecnologia, além dos conhecimentos adquiridos sobre o próprio funcionamento da civilização.

3. O que significa “divisão social e técnica do trabalho e do saber”, e por que se diz que asciências, as disciplinas e seus experts estão em geral a serviço das classes e grupos dominantes?

Esta organização de trabalho e do saber encontra-se estabelecida à partir da necessidade de produção debens materiais considerados indispensáveis à sobrevivência. A definição, dentro de uma dada sociedade, daquilo que se pode compreender como necessidade básica na verdade é produzida, gerando uma demandamodulada, fazendo com que o mínimo necessário aos indivíduos dentro desta sociedade este subordinada a interesses de grupos e classes dominantes e que por esta razão utilizam-se do saber daquelesditos experts, levando a coletividade a achar que precisam de algo de acordo com o que estes experts dizem que precisam e os grupos dominantes oferecem.

4. Existem “necessidades mínimas naturais” cujasatisfação é demandada pelas populações, ou é a oferta de bens e serviços que produz certas necessidades (e não outras) e modula as demandas?

Conforme os conceitos do institucionalismo,...
tracking img