Estado, sociedade e democracia no limiar do século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Pará
Colegiado de Ciências Sociais
Curso de Ciências Sociais
Movimentos Sociais, Estado e Políticas Públicas no Brasil

ESTADO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA NO LIMIAR DO SÉCULO XXI

Deys Deyany Oliveira dos Santos
Franciélem Godoy Tavares

Profª. Drª. Célia Regina Congilio Borges

Artigo vinculado à disciplina MovimentosSociais, Estado e Políticas Públicas no Brasil.

Marabá, PA
Dezembro, 2010
Estado, sociedade e democracia no limiar do século XXI*

Franciélem Godoy Tavares
Deys Deyany Oliveira dos Santos

INTRODUÇÃO

O referido artigo tem como principal objetivo apresentar de forma direta uma análise sobre Estado e sociedade, e suas relações com o capitalismo na construção de uma “democracia”, além dedenotar as diferenças e/ou suas semelhanças em particularidades que hora são bem visíveis ou às vezes camufladas, embasada na visão dos clássicos liberais, neoliberais e marxistas e pautadas sobre duas estruturas de dominação: passiva e ativa
A situação da sociedade do século XXI diante desse desfecho é turbulenta e administrada de forma apática, devido ao sistema de aprisionamento ao qualestamos submetidos, que envolvem princípios culturais, morais e éticos como elementos importantes na tomada de poder.

DESENVOLVIMENTO

Estado – conjunto de instituições que controlam e administram uma nação, país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado. Um estado soberano é sintetizado pela máxima “Um governo, um povo, um território”. Além disso, o Estado é oresponsável pela organização e pelo controle social, pois segundo Max Weber1, o monopólio da violência legítima (coerção especialmente a legal está sobre o seu poder). Normalmente grafa-se o vocábulo com letra maiúscula a fim de diferenciá-la dos seus homônimos, mas alguns estudiosos acreditam que essa seja uma forma de afirmar a sua soberania sobre o povo. Deste modo, o Estado representa a forma máxima deorganização humana o qual é ocupado por representantes legais eleitos pelo povo de forma democrática, somente transcendendo a ele a concepção de Comunidade Internacional que é caracterizada por acordos feitos entre vários países.

O Estado moderno é um tanto distinto e ligado à sociedade civil. Hobbes, Rousseau e Kant enfatizaram a identidade do Estado e da sociedade enquanto pensadoresmodernos, ao contrário de Hegel e Tocqueville que enfatizam as suas relações como entidades independentes. Mas, para os teóricos marxistas o Estado moderno tem seu papel determinado e relacionado pelas sociedades capitalistas, agindo assim de forma coesa em relação à sociedade, deste modo a teoria da coesão está relacionada tanto com pensamentos de Max Weber como de Marx.

O Estado estáintimamente ligado ao capitalismo, e ao contrário da sua definição hoje podemos afirmar que o Estado não é feito pelo povo e nem está a serviço do povo. Hoje o Estado serve unicamente ao capital, priorizando assim o desejo das pessoas que tem como principal objetivo o ganho, a acumulação de riquezas. Podemos definir como política, a ação exercida pelos representantes do povo no Parlamento,representantes estes que são eleitos por indivíduos que se comprometem com a política unicamente no momento de votar.

Não podemos deixar de destacar a maneira que o Estado se comporta hoje me relação ao privado, tudo está tão misturado que hoje não sabemos diferenciar ao certo o que é ou não papel do Estado, ou o que é ou não o Estado. Essa junção é altamente imprescindível para o aumento ecrescimento do capitalismo no país, um exemplo disso é a construção da Usina de Belo Monte, ou até mesmo a Vale, empresas privadas, com fins lucrativos claros, que confundem cada vez mais a relação que a população pode ter entre o privado e o público.

Tais considerações pressupõem considerar o Estado como uma instituição que organiza interesses particulares da classe dominante. Como...
tracking img