Marc bloch - o maior medievalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Marc Léopold Benjamim Bloch

Marc Léopold Benjamim Bloch nasceu na França no dia 6 de julho de 1886 na cidade de Lyon. Era judeu, filho de um professor de História Antiga chamada Gustave Bloch,durante sua formação acadêmica, estudou em Paris, Berlim e Leipzig. Trabalhou durante alguns anos como pesquisador na Fundação Thiers, mas teve que interromper suas atividades para combater naPrimeira Guerra Mundial. Foi soldado de infantaria e chegou a receber uma condecoração militar por mérito após ser ferido em batalha.

Foi depois da Primeira Guerra Mundial que Marc Bloch começou adesenvolver sua carreira gloriosa. Quando ingressou na Universidade de Estrasburgo conheceu Lucien Febvre, um colega com o qual conviveria e juntos marcariam profundamente a historiografia. Os dois fundaram,em 1929, a revista “Annales a ´Histoires Économique et Sociale” que é um referencial para muitos historiadores até hoje e foi fundamental para o desenvolvimento da chamada “Nova História”.

Nadécada de 1930, Marc Bloch ocupou a cadeira de História Econômica na Sorbonne e a revista alcançou sucesso mundial, refletindo na formação da chamada Escola dos Annales. Mas em 1939, a guerra tomou contada Europa novamente e os nazistas invadiram a França, Bloch por ser judeu, teve que deixar a direção da Revista dos Annales, que passou a ser comandada apenas por seu colega Lucien Febvre. Marc Blochchegou a militar na resistência francesa, mas foi capturado e torturado pela GESTAPE que era a policia secreta do Estado alemão. Morreu fuzilado no dia 16 de junho de 1944.

Ele publicou várioslivros que se tornaram clássicos. Além de diversos artigos impactantes. A obra considerada de maior grandiosidade de Marc Bloch foi publicada em 1939 e intitulada de A sociedade Feudal. Neste livro, oautor apresenta uma nova abordagem sobre a questão do feudalismo que marcaria profundamente sua carreira como um grande medievalista. Além desse clássico publicado em vida, Marc Bloch teve outras obras...
tracking img