Estado novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O início do Estado Novo (1937) O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial.
Contextos...
A Grande Depressão econômica internacional estendeu-se por toda a década de 1930. Afetou também o Brasil, ampliando o desemprego e diminuindo os salários.
As lutas políticasinternacionais também tiveram repercussão no Brasil. Em 1932, foi criada a Ação Integralista Brasileira, liderada por Plínio Salgado. Tratava-se de um partido similar ao dos fascistas. Do outro lado, em oposição ao agravamento das condições de vida da população, ao autoritarismo governamental e ao integralismo de Plínio Salgado, formou-se a Aliança Nacional Libertadora. Pela primeira vez no Brasil,um movimento de massas, difundido por todo o país, declarava-se democrático, antiimperialista e reformista.
A adesão popular à Aliança Nacional Libertadora superou as expectativas. Foram formados 1600 núcleos, com um total de quatrocentos mil filiados. Temeroso, o governo Vargas fechou os núcleos e extinguiu o partido. Diante disso, um setor com predominância comunista, avaliando ser possíveluma revolução social no país, tentou uma insurreição. O movimento causou varias mortes, sendo controlado após quatro dias de levante. Esse episódio passou a ser conhecido por Intentona Comunista de 1935.
Em 1938, deveriam ser realizadas eleições para a presidência da República. Vargas antecipou-se. Com o apoio dos generais Góes Monteiro e Eurico Dutra, deu um golpe, fechou o Congresso Nacional,publicou uma Constituição outorgada (imposta) com várias características antidemocráticas e suprimiu os partidos políticos. Essa ditadura foi denominada Estada Novo.

Os integralistas se apresentavam nos comícios e passeatas usando uniformes muito semelhantes aos usados pela juventude nazista alemã. Nesta foto de 1934, eles estão a caminho de São Paulo para participarem de ato na Praça da Sé.Estado Novo

As Origens do Estado Novo
A década de 1930 conheceu o fenômeno do Estado Forte e, no seu limite, os regimes totalitários de direita, dos quais a maior expressão foram o fascismo italiano e o nazismo alemão. Essa tendência estava inserida no quadro das lutas contra o comunismo que se expandia pela Europa, a essa época vivendo os efeitos da Grande Depressão que resultara daCrise de 1929. No caso brasileiro, a crise do Estado Oligárquico, derrubado com a Revolução de 1930, gerou vazio de poder e criou as condições para que Vargas se tornasse o homem forte e aumentasse cada vez mais o seu poder pessoal, justificado como uma necessidade para a “árdua tarefa de reconstrução nacional”. O confronto ideológico entre a Ação Integralista Brasileira, facção de orientaçãofascista liderada por Plínio Salgado, e a Aliança Nacional Libertadora, uma frente de composição variada, nucleada pelo Partido Comunista liderado por Luís Carlos Prestes, forneceu a Vargas o clima de instabilidade propício ao golpe.

Na manhã de 10 de novembro de 1937, o Congresso Nacional amanheceu fechado e guardado por tropas do Exército. Após três anos de governo constitucional, quando porvárias vezes se renovara o estado de sítio e centenas de prisões se efetuaram, Getúlio Vargas dava o golpe do Estado Novo. Estava implantado um regime autoritário que se estenderia até outubro de 1945, cuja característica marcante foi a excessiva centralização do poder na figura de Vargas.
A Caminho do Golpe
O ano de 1936 foi marcado pela feroz repressão aos membros da ANL, envolvidos na IntentonaComunista de novembro de 1935. Além da “caça aos comunistas”, o País vivia o “estado de guerra”, em substituição ao estado de sítio, de decretação temporária, ao mesmo tempo em que também se iniciava a campanha presidencial à sucessão de Vargas, com as candidaturas de Armando de Sales Oliveira, José Américo de Almeida e Plínio Salgado; o primeiro, contrário a Vargas e o segundo, tido como favorito...
tracking img