Estado nacional como ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ESTADO NACIONAL COMO IDEOLOGIA
A autora vem abordar que apesar da incontestável internacionalização do mundo contemporâneo, o Estado nacional ainda constitui a forma típica de articulação entre a autoridade e a solidariedade na sociedade moderna.

Segundo Bendix e Weber, a consolidação dos Estados nacionais envolveu dois aspectos distintos, porém eles se relacionam, ou seja, pelaburocratização da autoridade pública e através do reconhecimento legal de direitos básicos aos membros da comunidade política. Já Tilly, vê o processo de construção do Estado como um processo caracterizado por autonomia formal, diferenciação frente a organizações não-governamentais, centralização e coordenação interna.

O Estado Nacional é também chamado de Estado-Nação, leva em consideração as pessoasque vivem no território e que possuem características singulares segundo a sua identidade (língua, religião, moeda, hino do país etc.) cultural, histórica, étnica, colocadas em prática dentro do estado.

Os Estados-Nações, ou propriamente dito países, surgiram principalmente no fim do século XVIII início do século XIX. Foram constituídos a partir do processo de industrialização original e/ouclássica com mecanismo de divisão do espaço geográfico internacional, estabelecendo uma nova configuração política e espacial, tudo isso é fruto da burguesia e revolução industrial que contribuiu para proteger o mercado de um determinado território.

Nesse contexto, quem não realizasse medidas de proteção de mercado seria incapaz de competir com produtos ingleses, então era preciso fechar o mercado.A proteção de mercado não devia se limitar apenas a fiscalizar as fronteiras, ou taxar produtos, mais do que isso, era preciso constituir sentimentos de amor à pátria (nacionalismo) em seu povo.

O nacionalismo e/ou patriotismo passou a ser desenvolvido através de vários meios, como a escola era pública e obrigatória ela conseguia atingir uma grande quantidade de crianças, as forças armadasantes constituídas por mercenários passou a aceitar somente pessoas de mesma língua e com afinidade com o país, outras maneiras de consolidação do sentimento nacionalista eram retratadas nas obras literárias, folclores, tradições, culinária, datas comemorativas, modos de vestir e etc.

A concepção do Estado nacional ocasionou divergências entre reis e imperadores, no século XVI e XVII, no XIXentre igreja e nação, e entre senhores feudais e o Estado.

Posteriormente aos conflitos, o Estado foi consolidado superando as ideologias e interesses da igreja e dos senhores feudais, assim promoveu a centralização do poder, e essa dava direito de representação da nação.

Os aspectos distintos e fundamentais da consolidação dos Estados Nacionais se deu através da burocratização da autoridadepública, ou seja, para organizar o Estado e a nação e ao invés de se aproximar da população a mesma se afasta.

O processo de construção do Estado se deu através da República após o Imperalismo, através do processo de desenvolvimento de consciência nacional (participação e compromisso) com da abertura do Congresso Nacional, câmara de deputados e a partir daí arrecadação de impostos peloscontribuintes.
Weber vem nos dizer que a legitimidade é baseada na obediência que se traduz na aceitação e compromisso, isso não ocorreu durante e após a Independência do Brasil de Portugal. A população não se sente parte da política ele tem total obediência aos grandes cafeicultores e produtores de cana-de-açúcar daquele período, pois era mais próximo a sua realidade. A definição de Nação para Weberera vista como comunidade de sentimento que produz um estado próprio, ou seja, esfera de valores, identificação com a sua pátria e capitalizar o sentimento de nação pelo povo. Trata-se essencialmente de um sentimento de solidariedade de um grupo para com os demais grupos, sentimento de nacionalismo que ocorre como, por exemplo, no futebol e no carnaval em nosso país.
Nem sempre podemos...
tracking img