Os integralsitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os integralistas .





O texto em referência traz um relato sobre a AIB (Ação Integralista Brasileira), sua atuação no campo político, sua ideologia fascista, que a priori, caracteriza-se pelo modelo de dominação política fundamentada em vários aspectos, entre eles: domínio absoluto do Estado sobre as informações; oposição radical aos valores do socialismo e do comunismo; eliminação dequalquer forma de pluralismo político - para esse fim, o uso da violência e o terror eram instrumentos imprescindíveis – ideologia centrada no culto à liderança política, entre outros de igual relevância.


A ideologia do fascismo na Itália, assim como também do nazismo na Alemanha, oportunizaram para várias nações da Europa e Américas, durante o período que transcorreu entre a Primeira e aSegunda Guerra Mundial, o surgimento de inúmeros partidos similares, em vários países do mundo, inclusive o Brasil. Diferentemente dos partidos políticos oligárquicos da República Velha, que centravam sua atenção somente nas questões regionais, surge a AIB, o primeiro partido político de expressão nacional, fundada em 7 de outubro de 1932, com o lançamento do “Manifesto de Outubro.


Nesse contexto,os preceitos liberais da República Velha e os descaminhos da Revolução de 1930, durante o período de transição que compreende os anos de 1930 a 1937 - período esse, aliás, extremamente conturbado pela imprevisibilidade, indefinições e incertezas no quadro político nacional - foram contundentemente criticados pela AIB e pela ANL (Aliança Nacional Libertadora), apresentando, em contrapartida, asprincipais propostas consideradas de cunho radical, com sugestões de mudanças e de construção de novos paradigmas.


O movimento da Ação Integralista Brasileira atuava no campo político, assentado na ideologia fascista, que a priori, caracteriza-se pelo modelo de dominação política fundamentada em vários aspectos, entre eles: domínio absoluto do Estado sobre as informações; oposição radical aosvalores do socialismo e do comunismo; eliminação de qualquer forma de pluralismo político - para esse fim, o uso da violência e o terror eram instrumentos imprescindíveis – ideologia centrada no culto à liderança política, entre outros de igual relevância.


A sua participação no cenário político nacional, teve início em 1933, com o primeiro ato público, uma marcha em São Paulo (40 mil adeptos domovimento) e, conseqüentemente, o lançamento de Miguel Reale, como candidato da AIB, para a Assembléia Constituinte de 1934. Esses primeiros “passos”, digamos assim, aliados - no mesmo espaço de tempo - as “Bandeiras integralistas” para o Sul e nordeste do país, lideradas por Miguel Reale, Plínio Salgado e Gustavo Barroso, foram imprescindíveis para a divulgação do movimento. Entre o período de1933 e 1937, a AIB atuou no executivo e legislativo de muitos estados e cidades brasileiras, além de ter difundido com bastante precisão a sua ideologia, o seu ideário.


Os autores afirmam que são poucos os estudos sobre a AIB, tendo, no entanto, como ponto inicial desse estudo especificamente, o livro de Hélgio Trindade, em 1974, e, a posteriori, vinte livros e artigos organizados em quatrovertentes: detalhar a especificidade brasileira do movimento fascista; recusar a associação entre fascismo e integralismo; analisar o integralismo como uma expressão singular do fascismo e a analise da ideologia integralista de Plínio Salgado, que se fundamentava numa perspectiva nativista.


Os teóricos citam diversos autores, para explicar o pensamento e ideologia da ação integralista nocontexto nacional. Muitas são divergentes. Chama atenção a indagação e, por conseguinte, a afirmação de Vasconcelos – quando diz que, a “ideologia curupira” (caracterizada pelo nativismo), “seria a manifestação possível de uma burguesia subordinada e de seu engajamento em um limitado projeto de desenvolvimento capitalista nacional”. E indaga: “como realizar um projeto fascista autônomo no Brasil, dada...
tracking img